sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Quer realizar um intercâmbio sem interromper a graduação?

Quer aprimorar um idioma enquanto adquire competências multiculturais?

Quer qualificar o currículo e integrar uma rede internacional acadêmica e profissional?

Então participe do Processo de Seleção do Intercâmbio de Graduação da Feevale.
Período de inscrições: de 16 de março a 15 de abril
O Intercâmbio de Graduação oferece ao aluno a oportunidade de estudar um semestre de seu curso no exterior, aproveitando, na Feevale, os créditos das disciplinas cursadas na universidade conveniada.

Pré-requisitos: estar matriculado na Feevale, ter concluído 60 créditos do curso e possuir nível intermediário do idioma. Mais informações: www.feevale.br/intercambiograduacao
Saiba como está sendo a experiência da aluna Natassia Dorneles, da Feevale, que está estudando na Finlândia:

“Por muito tempo idealizei a idéia de fazer um intercambio. Tentei realizar no Ensino Médio, naqueles programas de High School, depois que entrei para a faculdade meu objetivo era estudar o máximo que pudesse, pegar meu diploma e “me tocar” para conhecer o mundo. Porque apesar de eu Amar o Brasil e todos que conheço ai, minha vontade de desbravar o que não conheço é imensa.
Depois de dois semestre estudando na Feevale fiquei sabendo das oportunidades de intercâmbios que ela oferecia. No começo não me interessei muito, pois o curso de Moda só mandava os alunos para o Chile e eu queria ir para outro Continente! Um tempo depois fiquei sabendo da nova parceria entre a Feevale e a Hamk University e fiquei “Tri” feliz.
Fui falar com a coordenadora do meu curso na época e ela disse que era só eu querer que eu poderia ir numa boa :D
Mas tinha que falar com o pessoal da DRI e resolver “uma pá” de papéis. Depois de tudo isso e com a ajuda de muitas pessoas, consegui finalmente realizar um dos meus maiores sonhos.
Estou estudando a 1 mês na Hamk, no campus Visämaki que se localiza na cidade de Hammenlinna, Finlândia. Um país frio, lindo e amigável – caro, diga-se de passagem! Moro com duas meninas da Estônia e tenho conhecido pessoas do mundo todo, pois a Hamk é uma universidade que recebe muitos intercambistas.
Bom, eu to amando cada vez mais morar por aqui!!”

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Palavras da Natassia, from Hammnelinna, Finlândia

“Antes de entrar no pequeno e aconchegante Sibelius Museum pensava que jamais tinha escutado algum som dele. Ele foi um grande compositor e músico, fez um som que os finlandeses consideram a musica da independência e mais uma porção de outras coisas.

Ouvimos o som de Sibelius. Ate pensei que não o conhecia, mas é só ouvir os primeiros acordes que desenhos da Disney e novelas de época da Globo vem a mente!”

Sobre Jean Sibelius: nasceu em 1876, numa velha casa no centro de Hameenlinna, onde hoje funciona o museu. Quando era mais novo, nenhuma professora conseguia fazer Sbelius prestar atenção nas aulas, só se aquietava quando as lições eram sobre música. Aprendeu a tocar piano bem novo... Ele gostava de fazer shows, mas detestava voar. Só ia de barco ou trem, por isso fez inúmeras apresentações pela Europa, e para a América foi apenas uma fez.

Natassia é aluna da Feeval e está estudando na HAMK University, através do Intercâmbio de Graduação. Saiba mais: www.feevale.br/intercambiograduacao

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Curso de Extensão

Anastasia Sarkisova, intercambista russa pela AIESEC Novo Hamburgo, ministrará curso de Modelagem e animação em 3DMAX na Feevale.

Promovido pelo curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais, a atividade será ministrada por Anastasia, que é especialista em Tecnologias Multimídia. O curso ocorrerá entre os dias 2 e 6 de março, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, no Laboratório de Jogos Digitais 2, sala 101 prédio Amarelo no Campus II.
Mais informações: clique aqui

Sobre a AIESEC: Anastásia veio ao Brasil através da AIESEC, que foi criada em 1948 e é uma organização que promove intercâmbios como ferramenta para desenvolvimento pessoal e profissional. Os estudantes da Feevale interessados em saber mais sobre a AIESEC podem entrar em contato pelo e-mail novohamburgo@aiesec.org.br ou pelo telefone 3586-8800 ramal 8841.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Os intercambistas finlandeses Matti e Veera foram oficialmente recepcionados na sala da Diretoria de Relações Internacionais nesta terça-feira, dia 17 de fevereiro. Pela manhã, os alunos participaram de um City Tour por Novo Hamburgo e a tarde conheceram as instalações da Feevale.

Participaram da recepção os professores René Ruduit, Luis André Werlang, Ewerton Cappelatti, Valéria Ney, além de alunos da Feevale que já estudaram na Finlândia.


Enquanto Veera e Matti desbravam o Brasil, nossa aluna Natassia aproveita a neve em Hammenlinna, na Finlândia.




quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Reportagem ZH

A reportagem “Alunos brasileiros em alta no exterior”, de Lucia Pires, foi veiculada nesta quarta-feira, no Jornal Zero Hora.

A matéria trata sobre o crescimento dos intercâmbios internacionais e no interesse das universidades em receber e enviar alunos nesta modalidade de intercâmbio. Clique aqui para acessar a reportagem no site da Zero Hora.

Por coincidência, a Feevale receberá, na próxima segunda-feira, dois alunos finlandeses participantes do Intercâmbio de Graduação. Alunos do Curso de Design, Matti e Veera, cursarão disciplinas dos Cursos de Moda e Design.

O Intercâmbio é resultado da parceria da Feevale com a HAMK. A cooperação entre as duas instituições começou em 2006 quando foi assinado acordo de cooperação bilateral. O Intercâmbio de Graduação vem consolidando esta parceria anualmente, já que todo semestre recebemos alunos finlandeses aqui na Feevale e enviamos alunos nossos para estudar na Finlândia.

Ao mesmo tempo que a Feevale recebe a Veera e o Matti, a HAMK recebe nossa aluna Natassia Dorneles, aluna do Curso de Design de Moda, que estudará em Hammenlinna durante um semestre. Confira abaixo as primeiras impressões de Natassia sobre Hammenlinna, cidade onde está estudando:

“A maioria das pessoas aqui vive em prédios condomínios! Raramente os vidros são abertos, só em dia de limpeza ou quando surge um feixo de sol (o que tem acontecido nos últimos dias. Na frente desses prédios há um espaço reservado para os carros. Cada apê tem direito a uma estacionamento com uma tomada para a bateria. Pela manhã o pessoal liga eles para esquentar, por dentro e por fora, e fica raspando o gelo do para-brisas com um tipo de espátula!!”