terça-feira, 31 de março de 2009

Crise global

Está disponível na Zero Hora.com animação sobre “Como a crise econômica transforma o Mundo”, onde é possível visualizar de forma clara os efeitos da turbulência global em 80 países.


Para acessar o site da Zero Hora, clique aqui.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Notícias de Buenos Aires

As alunas Cristina Frainer e Fernanda de Mello Casa Nova, acadêmicas do Curso de Design de Moda da Feevale, estão participando do Intercâmbio de Graduação na Universidad Argentina de la Empresa, em Buenos Aires. Confira abaixo as primeiras impressões das alunas:

“Por aqui esta tudo ótimo... viver aqui é muito bom.... a cidade é linda e as pessoas simpáticas. As aulas são bem mais puxadas que na feevale, já temos 4 trabalhos da mesma cadeira para entregar semana que vem, é bem puxado!

A UADE é linda, tem vários intercambistas... cerca de 150 de todo o mundo. Hoje, aliás, temos a festa de aniversario do Lucas Perez (das Relações Internacionais da UADE). Estamos conhecendo muitas pessoas diferentes, não só argentinos como também franceses, chilenos e suecos. A UADE tem um serviço de apoio aos estudantes intercambistas que é bem grande.
As fotos ainda não consegui descarregar... e com relação aos estudantes que pensam em fazer intercambio avisa eles que mesmo com todos os pequenos probleminhas é a melhor coisa que eles poderiam fazer.”



Foto dos alunos estrangeiros da UADE. Entre os aprox. 150 alunos estrangeiros, 4 são da Feevale (Cristina Frainer, Fernanda Casa Nova, Renata Crespo e Bruna Saltiel)

sexta-feira, 27 de março de 2009

International Happy Hour

Aconteceu ontem o International Happy Hour: Conheça a Rússia e a Finlândia. Esse foi o primeiro de uma série de eventos previstos na agenda de atividades da Diretoria de Relações Internacionais para 2009. O encontro contou com a participação de intercambistas dos dois países, alunos que já viveram na Finlândia, membros da AIESEC e alunos e professores de diversos cursos da Feevale.

O bate papo foi todo em inglês e teve como objetivo:
- Estimular a prática do idioma entre os alunos da Feevale;
- Aproximar acadêmicos regulares dos alunos estrangeiros;
- Compartilhar informações sobre diferentes países e culturas.

Representantes da Finlândia:
- Matti Koivula e Veera Touminen, acadêmicos do Curso de Design.
- Profª. Pirkko Säynätmäki, docente.
- Bruno Bohrer, Felipe Dieter e Laura Cappelatti, alunos da Feevale que já estudaram na HAMK, Finlândia.

Representantes da Finlândia:
- Anastassia Sarkisova, intercambista da AIESEC.

Quem participou do evento, além de ouvir o depoimento dos representantes dos dois países, ainda viu fotos, ouviu música típica e teve a oportunidade de experimentar alguns quitutes finlandeses.


Matti, Veera e Profª. Helaine Abreu Rosa.

Profª. Pirkko, apresentando o cardápio finlandes e entregando presentes aos participantes

Também participaram do evento membros da AIESEC: Emily, intercambista Canadense, e Ivan, presidente da organização.

Rosi Ana, Karina, Poliana e ursinho finlandês.

segunda-feira, 23 de março de 2009

VIAGEM DE ESTUDO AO URUGUAI

Até 10 de abril, a Feevale recebe inscrições para a Viagem Cultural ao Uruguai. O intercâmbio é direcionado a acadêmicos de graduação dos cursos de Turismo, Letras-Espanhol e Centro de Idiomas, bem como graduados e pós-graduados. O objetivo é conhecer aspectos da cultura uruguaia e poder conhecer e/ou aperfeiçoar a língua espanhola.

O intercâmbio, que ocorrerá de 29 de abril a 3 de maio, terá diversas visitas durante a programação, como: city tour em Colônia do Sacramento e Montevidéu, visitas ao Conrad Hotel e Casapueblo em Punta del Este, visita ao Cerro de San Antonio em Piriápolis, visita à Feira da Rambla, Ciudad Vieja, Peatonal Sarandí e almoço no Mercado del Puerto; entre outras visitas. Também haverá períodos livres para passeios e atividades culturais escolhidos pelo próprio participante.A inscrição é realizada a partir do preenchimento e envio da ficha de inscrição online – www.feevale.br/intercambio .
Os participantes deste intercâmbio receberão, no retorno da viagem, certificado de participação, emitido pela Feevale. O mesmo poderá ser aproveitado para as atividades complementares do curso de Letras e Turismo. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail intercambio@feevale.br ou através do telefone (51) 3586-8800, ramal 8662.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Nos últimos três anos a Feevale tem recebido e enviado professores e alunos para a Finlândia continuamente. Atualmente, estão na Feevale cursando Design os alunos
Vera Tuominem e Matti Koivula, além da Profa. Pirkko Säynatmäki, da área de Economia e Administração, ministrando cursos de extensão e participando de atividades de graduação.
A Finlândia, localizada na região norte da Europa, é referência em excelência educacional de acordo com a avaliação da UNESCO, e a presença finlandesa na instituição tem enriquecido a troca de informações sobre a sua cultura, bem como orientado os alunos da feevale que participação da vivência internacional no segundo semestre.

A Profª. Pirkko está participando de atividades acadêmicas na Feevale e aproveitando para conhecer as cidades próximas a Novo Hamburgo.


Foto do encontro da Profª. Pirkko com o Prof. Ramon Fernando da Cunha, Reitor do Centro Universitário Feevale.

quarta-feira, 18 de março de 2009

VIAGEM DE ESTUDOS:
INTENSIVO DE INGLÊS EM BRIGHTON, NA INGLATERRA
A Diretoria de Relações Internacionais está promovendo uma palestra informativa sobre a Viagem de Estudos: Intensivo de Inglês em Brighton, Inglaterra. Venha tirar suas dúvidas com a Profª. Rosi Ana Grégis, da Diretoria de Relações Internacionais (que já viveu na Inglaterra), e com John Schimidt, da Egali, agência de intercâmbio que está promovendo a viagem, junto da Feevale.

Data: 24 de março, terça-feira
Horário: 18h
Local: Auditório da Reitoria, 4º andar do Prédio Lilás.

Sobre a Egali: A Egali é uma empresa de intercâmbio de Porto Alegre e oferece diversos serviços incluindo cursos de línguas e oportunidades de trabalho no exterior, reserva e emissão de passagens, suporte para obtenção de vistos, seguro-saúde internacional, orientação antes da viagem, entre outros. Desde a inauguração da unidade de Novo Hamburgo até o final de março deste ano a empresa já contou com a abertura de outras 5 unidades: Santa Maria e Pelotas, em 2008, e Caxias do Sul, Passo Fundo e Curitiba, em 2009.
A Egali Intercâmbio, estará comemorando em Abril o aniversário de 1 ano do seu escritório em Novo Hamburgo.

terça-feira, 17 de março de 2009

sexta-feira, 13 de março de 2009

INSCRIÇÕES INTERCÂMBIO DE GRADUAÇÃO

A partir desta segunda-feira, dia 16 de março, os alunos interessados em estudar no exterior podem se inscrever no Intercâmbio de Graduação da Feevale.

O Intercâmbio de Graduação oferece ao aluno a oportunidade de estudar um semestre de seu curso no exterior, aproveitando, na Feevale, os créditos das disciplinas cursadas na universidade conveniada. É uma forma do aluno ter uma experiência internacional sem interromper a graduação, aprimorar um idioma, integrar uma rede internacional acadêmica e profissional, qualificar o currículo e adquirir competências multiculturais.


Veja o que pensa Bohrer, que participou do Intercâmbio de Graduação em 2008: “Uma experiência sem preço. O tempo em que passei na Finlândia foi uma das melhores coisas que fiz em minha vida, e acredito que seja algo que todos deveriam ter a chance de experimentar.”

Inscrições abertas de 16 de março a 15 de abril.

Podem participar alunos da graduação matriculados na Feevale, com nível intermediário do idioma do país onde pretendem estudar e que tenham cursado, com aproveitamento satisfatório, no mínimo 60 créditos do curso.

Saiba mais: www.feevale.br/intercambiograduacao

quinta-feira, 12 de março de 2009

A AIESEC em Novo Hamburgo abre vagas para seu processo seletivo, que visa recrutar jovens talentos do meio universitário.
Essa pode ser sua chance de fazer um intercâmbio internacional!
A AIESEC está também realizando uma série de palestras vale à pena conferir.
O aluno Jonatan Koch Schneider do curso de administração com ênfase em marketing da Feevale está realizando um intercâmbio internacional pela AIESEC. Confira seu depoimento:

"Olá pessoal, meu chamo Jonatan Koch Schneider e sou acadêmico do curso de Administração de Empresas da Feevale, com enfase em marketing. Alguns de vocês já devem ter sido meus colegas durante algum semestre ou ainda em alguma das outras atividades que realizo paralelamente às aulas. Integro a AIESEC, uma organização que visa desenvolver habilidades de liderança e pró-atividade nas pessoas, através de duas maneiras, o trabalho em times e também o intercâmbio profissional. Estou muito feliz em dizer para vocês que hoje me encontro na cidade de Stuttgart, que pode ser definida como a Detroit alemã sede de algumas potências automobilisticas como Porsche, Mercedes-bens e Volkswagen, além da Bosch. É justamente nesta última que estou estagiando na área de gerenciamento de produto, no marleting de produto propriamente dito. Me lembro que quando ingressei na Feevale tinha o objetivo de conhecer muitos lugares, fazer muitas coisas e conhecer pessoas diferentes. Mas, o que jamais pude imaginar, é que estaria na Alemanha, no coração de um empresa que é líder mundial em seu ramo de atuação. Simplesmente aprendendo com o melhores naquilo que fazem. Entrei na AIESEC atraído pela possibilidade de ser presidente e depois de muito ouvir falar sobre liderança nos bancos da Instituição. Neste ponto surgiu a AIESEC, ou @, com suas proprostas tentadoras, lá, no longe ano de 2007, no segundo semestre. Passeio por um processo seletivo e conheci muita gente que outra visão de mundo. Fui me aprofundando na organização e no final do ano fui eleito Vice-Presidente de Finanças para a gestão de 2008. Aprendi demais e fui líder, está aí o primeiro ponto que a @ prega. Passei pelo fluxo de aprendizado e hoje estou na segunda etapa, que é o intercâmbio. Claro que o intercâmbio pode vir antes em relação ao restante. Um mundo novo se abriu e muito do que eu imaginava alcançar com uma idade muito mais avançada estou atingindo agora. Posso afirmar para vocês que a AIESEC XP, no caso a experiência que muda vidas que a AIESEC oferece como seu pilar primordial está mudando a minha de uma maneira que nem mesmo eu pensei chegar tão cedo. E se você que ter um diferencial, mas principalmente quer mudar sua vida, pense nisso!


Aluno Jonatan curtindo a neve na Alemanha!





Salão do Estudante

Este ano o Salão do Estudante será no dia 17 de março, terça-feira, no Centro de Eventos da PUC (Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 41, Porto Alegre).
O evento acontece das 14 às 20:30h e é uma excelente oportunidade para quem está pensando em estudar ou trabalhar no exterior. Mais informações, clique aqui.


terça-feira, 10 de março de 2009

Depoimento Emily Kveder - AIESEC

AIESEC Novo Hamburgo recebe intercambista canadense


My name is Emily Kveder and I am from Calgary, AB Canada. Most people ask if it is near Toronto, but the two cities are 2700 km apart. There are many characteristics that make Calgary a unique city in Canada. Internationally we are known for the 1988 winter Olympics. We are fiercely proud of our hockey team - the Calgary Flames. And if you are lucky enough, you can get through a winter with temperatures of almost -40 by escaping to Banff or Lake Louise to ski in the Rocky Mountains. Despite what some might think we have hot summers - 30 degrees in the daytime. It is possible to get a tan:) This is also a time where we have Calgary Stampede, a huge rodeo and week long kind of festival, where you will find real cowboys and wanna-be cowboys coming out to party.

I graduated in 2008 with a degree in International Managment, studying French as a second language. I had the opportunity to spend one semester in Belgium. Not only did I improve my French and earn university credits, but I also met the most incredible people from around the world (including Brazilians!) At this point did not forsee that I would end up in Brazil, but when the opportunity arose (even without having studied Portuguese) I knew that I had to come here. I have had an amazing opportunity to work with the company Estudar no Exterior, helping them to promote and market their work and study abroad programs. I just had my first day of work today, so I am sure this will be a very valuable experience for both myself and the companies we will work with. Travelling and experiencing another cultural abroad is something that I am so passionate about so I am already excited to see Brazilian students having these opportunites.




sexta-feira, 6 de março de 2009

Intercâmbio Docente

A Diretoria de Relações Internacionais se prepara para receber, na próxima segunda-feira, a Profª. Pirkko Säynätmäki, docente do Curso de Contabilidade da HAMK University, na Finlândia.
Além de participar de atividades acadêmicas nos Cursos de Letras, Pedagogia e Centro de Idiomas, a Profª. Pirkko ministrará um curso de extensão sobre Normas e Padrões Internacionais de Auditoria.



A foto acima é de Pirkko com a aluna da Feevale Gracieli Weber, que estudou na Finlândia, onde conheçeu a professora.

No dia 26 de março, a docente participará de um evento promovido pela Diretoria de Relações Internacionais, o International Happy Hour: Conheça a Finlândia e a Rússia. O encontro contará com a participação de intercambistas dos dois países, além de alunos que já viveram na Finlândia, e será todo o inglês. O evento será em inglês, gratuito, e aberto a toda a comunidade.

quarta-feira, 4 de março de 2009

terça-feira, 3 de março de 2009

Reportagem Revista Veja

A CORRIDA PELO DOMÍNIO DA LÍNGUA

Nada destrói um currículo como a expressão “inglês básico”. Hoje, os bons empregos exigem fluência em idioma estrangeiro.

Este é o título da reportagem de Renata Moraes, que foi veiculado na Revista Veja desta semana. A matéria ilustra, através de cases reais, como as empresas estão exigindo cada vez mais a
fluência de seus empregados em outro idioma, principalmente o inglês. Para aqueles que estão buscando aprimorar ou mesmo aprender um diferente idioma, existem diversas formas, todas elas oferecidas pela Feevale:

1. Realizar um curso de idiomas no exterior:
Pensando nessa nova realidade, a Diretoria de Relações Internacionais da Feevale, com o apoio da Egali Intercâmbio, está organizando uma Viagem de Estudos para a Inglaterra, onde os participantes irão cursar três semanas de um curso intensivo de inglês. O local escolhido foi Brighton, no litoral da Inglaterra. A Viagem acontecerá nas férias de julho, para que os participantes, além de estudar, possam aproveitar o verão europeu.

2. Realizar um intercâmbio internacional:
O Intercâmbio de Graduação oferece ao aluno a oportunidade de estudar um semestre de seu curso no exterior, aproveitando, na Feevale, os créditos das disciplinas cursadas na universidade conveniada. Através desta modalidade de intercâmbio o aluno aprimora um idioma, qualifica o currículo e adquiri competências multiculturais. Para mais informações, clique aqui.

3. Aprender com aulas particulares ou cursos de idiomas:
A Feevale oportuniza a construção de conhecimentos em línguas estrangeiras através do Centro de Idiomas, que oferece cursos de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e LIBRAS. Para mais informações, clique aqui.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Encontre seu caminho

A Diretoria de Relações Internacionais está com um espaço novo, um núcleo de formação internacional. Onde os alunos interessados em ter uma experiência internacional podem encontrar informações sobre:

- Intercâmbios oferecidos pela Feevale;

- Estágios remunerados no exterior – através da AIESEC;

- Programas de estudo e trabalho no exterior – através de agências de intercâmbio;

- Palestras e eventos.
O Campus II da Feevale está com muitas novidades e mudanças, mas não esqueça: A Diretoria de Relações Internacionais fica no segundo andar do Centro de Convivência.
Venha conhecer e descobrir qual o intercâmbio ideal para você.