quinta-feira, 25 de março de 2010

Happy Hour sobre a Itália



















No dia 24 de março, quarta-feira, tivemos nosso primeiro International Happy Hour do ano, onde o assunto da noite foi a Itália. O encontro foi iniciando com a palavra da professora Mara Zilles, do Centro de Idiomas, ela falou sobre a viagem para Roma, que a Diretoria de Relações Internacionais está oferecendo para o período de férias em julho. A professora acompanhará o grupo durante a viagem. Depois, o professor Leandro Manenti, do curso de Arquitetura e Urbanismo, falou sobre locais e prédios de destaque na cidade de Roma, contanto um pouco também da história da cidade. E por fim, o estudante Lucas Prattes, que realizou o Intercâmbio de Graduação na Itália, deu seu depoimento sobre o período em que viveu por lá, mostrou fotos e falou sobre diversos pontos interessantes e locais a serem visitados.
Informações e inscrições para a viagem a Roma através do site: www.feevale.br/viagensdeestudo.
Informações e inscrições para o Intercâmbio de Graduação através do site www.feevale.br/intercambiograduacao.

Fotos do evento:


































quarta-feira, 24 de março de 2010

Concurso "Criar Lusofonia" oferece bolsa

O concurso "Criar Lusofonia", patrocinado pela Direção Geral do Livro e das Bibliotecas e gerido pelo Centro Nacional de Cultura, oferece bolsas, no domínio da escrita, para estadas de longa duração em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. O principal objetivo é estreitar o contato entre investigadores de língua portuguesa. Os bolsistas farão um estágio de quatro meses em Portugal ou em um dos sete países lusófonos. Podem candidatar-se às bolsas de criação ou investigação escritores e investigadores de nacionalidade Angolana, Brasileira, Caboverdiana, Guineense, Moçambicana, Portuguesa, São Tomense e Timorense, com obra divulgada publicamente nos seus países.

Mais Informações!

terça-feira, 23 de março de 2010

Atenção Tripulação! Documento com foto no portão de embarque!

A partir do dia 1º de março, todos os passageiros que embarcarem nos aeroportos brasileiros deverão apresentar ao funcionário da companhia aéreo o documento de identificação, com foto, no portão de de embarque da aeronave. Com essa medida, os passageiros que fazem check-in pela internet, nos totens de autoatendimento, ou por celular, não mais serão obrigados a carimbar seu cartão de embarque nos balcões das companhias aéreas antes da entrada na sala de embarque do aeroporto.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Notícias da Finlândia

Os estudantes Lucas Boff e André Hanauer, que estão realizando o Intercâmbio de Graduação na HAMK University - Finlândia - mandam noticias:

"Por aki td bem. A primavera ameacou vir, mas o frio voltou. "Kesä ei tule", eh o que o o pai do amigo onde moro junto fala normalmente (O verao nao vem). Agora ta nevando bastante. Mas vamos esperar que logo chega primavera e da pra tomar banho no lago e beber no parque. Como o Andre falou, a gente sabe que ta a muito tempo na Finlandia qdo toma leite no almoço sem achar estranho. E pior que é verdade. Eu inclusive tomo coalhada (sour milk) e to gostando hehehe. Sem muitas novidade interessantes pra compartilhar, mas esta td em ordem por aki. E como da pra ver, ainda tem bastante neve por aki. Isso eh um jardim de infancia perto da minha casa. Te mais."

O Intercâmbio de Graduação está com as inscrições abertas para o segundo semestre! Mais informações através do site www.feevale.br/intercambiograduacao.

terça-feira, 16 de março de 2010

Visto norte-americano: confira as mudanças

A partir da primeira quinzena de abril serão adotados novos procedimentos para solicitação de visto norte-americano. O procedimento será feito exclusivamente pela internet para agilizar o processo, uma vez que, na hora da entrevista, o solicitante deverá estar apenas com o comprovante de pagamento e uma foto, além do formulário de uma página preenchido e impresso.

O DS-160 é o novo formulário eletrônico para visto de não-imigrante (NIV) e substitui os seguintes formulários: DS-156 Formulário de Solicitação de Visto (EVAF); DS-157 Formulário Complementar de Solicitação de Visto; e DS-158 Informação de Contato e Histórico Profissional do Solicitante de Visto de Não-Imigrante. O formulário DS-160 estará disponível a partir de 15 de março e será obrigatório a partir de 5 de abril.Diferente da forma anterior, todas as informações deverão ser preenchidas exclusivamente em inglês. Elas seguem para Washington, onde ficarão armazenadas. Para facilitar o preenchimento, haverá uma ferramenta que traduz as perguntas e respostas.

O DS-160 substitui o Formulário de Solicitação de Visto. Mas outros documentos ainda são requeridos, como para estudantes: I-20; programas de intercambio: DS-2019; vistos de trabalho (H, L, O etc): petição de trabalho. As próximas ferramentas a serem integradas no site são Calendário Integrado de Agendamento; pagamento da taxa on-line e DS-260 de Imigrantes.
Mais informações:
www.embaixada-americana.org.br
visario@state.gov
(21) 3823-2000, de 13h às 14h

sexta-feira, 12 de março de 2010

Cursos de Férias em Universidades Alemãs

Diante da grande procura nos últimos anos, as universidades alemãs anteciparam a divulgação de seus cursos de férias de 2010, a maior parte oferecida durante o verão europeu (junho a setembro). A oferta de cursos para 2010 já está disponível na página on-line do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). As instituições de ensino superior alemãs oferecem tanto cursos do idioma alemão (de iniciante a especializado), quanto cursos temáticos específicos ou interdisciplinares em praticamente todas as áreas de conhecimento. Há cursos para graduandos, pós-graduandos e até mesmo para doutorandos e doutores.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Feevale recebe representante da Florence University of the Arts

A Feevale recebe nesta quinta-feira, dia 11, às 13h30min, o professor Adriano Trevisan, representante da Florence University of the Arts (FUA), de Florença, na Itália. Adriano visita a Instituição com o objetivo de desenvolver novos projetos de cooperação internacional, bem como ampliar os intercâmbios de alunos e professores entre as duas instituições.

Durante sua visita à Feevale, nesta quinta e sexta-feira, o professor Adriano cumprirá uma agenda de atividades acadêmicas e encontros com professores da instituição. Estão previstas reuniões com os coordenadores dos cursos de Artes, Comunicação, Design, Gastronomia, Moda e Centro de Idiomas, além de encontros com alunos que já participaram e que desejam participar dos cursos oferecidos pela Florence University of the Arts.

Para os interessados em saber mais sobre os cursos que a Florence University of the Arts oferece, foi agendado para esta sexta-feira, dia 12, às 16h, um bate-papo com o professor. O encontro será no setor de Intercâmbio, localizado no segundo andar do Centro de Convivência, no Campus II.

O professor também terá um encontro com a aluna Letícia Broilo (foto), que participou do curso de Italiano Intensivo na FUA, em janeiro de 2010. Sobre a instituição e a cidade, Letícia comenta que além das aulas teóricas o curso de italiano oferece atividades extracurriculares, como aula de culinária italiana. A estudante também destaca que o charme e a história da cidade, lembrando que Florença é considerada o berço do renascimento e por isso, abriga muitas obras de arte e de arquitetura. A cidade está localizada no coração da Toscana, ficando fácil locomover-se a qualquer outra cidade da Itália.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Bolsas na área de Turismo e Hospitalidade na Austrália

O International Centre of Excellence in Tourism and Hospitality Education (THE-ICE) estimula e promove excelência no ensino de Turismo e Hospitalidade.

Para este ano são oferecidas bolsas de estudo para os seguintes programas:

- Diploma avançado em Gerenciamento em Hospitalidade (2 anos);
- Diploma em Gerenciamento de Eventos (1 ano);
- Bacharelado em Administração na areas de Gerenciamento de hotéis.

A data limite para envio dos formulários e documentos é 26 de março, e as aulas iniciam em julho de 2010.

Obtenção dos formulários e mais informações através do site http://www.the-ice.org/index.php?option=com_pages&Itemid=6#address.

terça-feira, 9 de março de 2010

Oportunidades na Nova Zelândia

O Governo da Nova Zelândia, por intermédio da Embaixada da Nova Zelândia em Brasília, torna pública a nova rodada seletiva para o Programa NZDS-Open Scholarships, o programa oficial de bolsas de estudo para mestrado e doutorado da Agência de Desenvolvimento Internacional da Nova Zelândia (NZAID), para o ano acadêmico de 2011. O prazo para o envio das inscrições é 30 de abril de 2010.

A expectativa é de que duas bolsas de estudos - para Mestrado ou Doutorado - sejam destinadas a estudantes brasileiros para o ano acadêmico de 2011.

A Nova Zelândia tem se firmado como destino de estudos com excelência em áreas de interesse e relevância para o Brasil. O foco desse programa para o Brasil são áreas ligadas a dois setores de desenvolvimento: promoção do desenvolvimento sustentável em comunidades rurais e boa governança.

As áreas de estudo relacionadas à promoção do desenvolvimento sustentável em comunidades rurais abrangem, entre outras: Ciências Agrícolas, Comércio/Economia Agrícola (internacional e doméstica), Criação e Domesticação de Gado, Ciência Aplicada ou Tecnologia relacionadas ao Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento de Comunidades, Educação e Treinamento à Distância, Ecoturismo, Saneamento Ambiental, Ciências Ambientais, Estudos Ambientais, Gestão do Meio Ambiente, Gestão de Recursos Humanos, Silvicultura, Ciências Marinhas/Aquacultura, Veterinária relacionada ao Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento de Pequenas Empresas, Gestão de Resíduos e Saneamento.

As áreas de estudo relacionadas à boa governança abrangem, entre outras: Estudos sobre Desenvolvimento, Economia, Finanças, Estudos relacionados ao Gênero, Administração de Recursos Humanos, Gestão da Informação (bibliotecas, arquivos e ASI), Direito Internacional, Direito Comparado, Ciência Política, Políticas Públicas/Finanças do Setor Público, Administração Pública, Gestão de Projetos, Pesquisa e Demografia Social, Política Social, Estudos Indígenas, Estatística e Avaliação.

Os requisitos mínimos para inscrição estão em inglês no site www.nzaid.govt.nz/library/docs/scholarships-latin-america-cp.pdf.

Informações sobre valores da bolsa podem ser encontradas em http://www.nzaid.govt.nz/library/docs/scholarships-nzds-allowances-2206359.pdf.

Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo email bolsas.novazelandia@gmail.com

segunda-feira, 8 de março de 2010

África do Sul no Espaço STB BRASAS

O Espaço STB BRASAS convida para o 1º Espaço Viajante. Neste primeiro encontro, a intercambistas Evelyn Herbstrith contará um pouco sobre a sua experiência na África do Sul, onde realizou curso de inglês.

Data: 09 de março
Horário: 19h30

Mais informações: 4001 3010

Belezas do Mundo

A STB e a Pizzaria Baskaria, em Porto Alegre, convidam para o evento Belezas do Mundo. Esta é uma oportunidade de conhecer sobre a vida do povo berbere, conferir as imagens das Kasbahs - cidades - fortalezas construídas em argila e outros mistérios do interior desse fascinante país.

Data: 08 de março
Horário: 19h
Local: R. Comendador Caminha, 324 - Porto Alegre.
Confira o convite:

sexta-feira, 5 de março de 2010

Programa de bolsas para brasileiros na França

"Para contribuir com a estadia de estrangeiros, a França mantém diversos programas de bolsas, alguns oferecidos pelos governos federal, estaduais e municipais e outros por instituições de Ensino Superior do país. Das opções, seis delas encontram-se com as inscrições abertas: Thales Academia, Emile-Boutmy, Ile-de-France, Prefeitura de Paris, Universidade de Grenoble e Universidade da Bretanha."
Fonte: Universia, rede de universidades, rede de oportunidades.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Global South Scholar-In-Residence

A Graduated Institut em Genebra criou um novo programa, o Global South Scholar-In-Residence, que será oferecido por um período de um semestre (3-5 meses) para acadêmicos da África, Ásia e América Latina.
Os candidatos selecionados poderão atualizar seus currículos de ensino, participar de cursos de formação, aprimorar seus projetos de pesquisa e contribuir para enriquecer a vida intelectual do Instituto.
Condições para as candidaturas:
• ter PhD e ter posição de professor universitário;
• especialização e uma das áreas ou disciplinas do Instituto: Relações Internacionais, Estudos de Desenvolvimento, Direito Internacional, Economia Internacional, História e Política Internacional.
Prazos de inscrição:
31 de março de 2010 (semestre de outono).
31 de outubro de 2010 (semestre de primavera).
Para maiores informações e inscrições, queiram, por favor, acessar o link: http://graduateinstitute.ch/corporate/institute/visiting/in_residence_en.html