terça-feira, 31 de agosto de 2010

Intercâmbio de Graduação Receptivo

Este semestre 8 estudantes participam do Intercâmbio de Graduação Receptivo na Feevale. Sete são da Universidad de La Salle Bajío, México, e uma da Universidad de Cádiz, Espanha. Os alunos Carolina Salas Alatorre, Diana Catalina Padilla Galvàn, Miguel Angel Macías Antuñano e Tania Teresa Balver Herrera são do curso de Design de Moda. Carlos Alberto Cano Hernández e Jose Luis Castro Rodriguez são do curso de Engenharia Industrial, e Jorge Carlos Becerra Gutiérrez é do curso de Design. Sara Carmona Lladó, da Espanha, é do curso de Humanidades, e está cursando disciplinas de História, Letras e Psicologia. A recepção foi realizada no dia 29 de julho, quando foram recepcionados na Diretoria de Relações Internacionais pela equipe DRI, coordenadores de curso e padrinhos.

International Happy Hour: Espanha

A Diretoria de Relações Internacionais, promoveu no dia 24, o International Happy Hour: Espanha. O evento teve como objetivo promover a cultura espanhola na Instituição. Neste encontro, os intercambistas espanhóis Carles López Cortés e Vicente Pérez Velasco, do curso de Fisioterapia da Universitat de les Illes Balears (UIB) e a aluna Aline Vagner, que participou do Intercâmbio de Graduação na Espanha, falaram de suas vidas e experiências na Espanha. Durante o evento foi assinado pelo reitor Ramon Fernando da Cunha, a renovação do convênio específico do Intercâmbio Voluntariado entre as instituições. Anualmente a Feevale recebe acadêmicos da UIB participantes desta modalidade de intercâmbio, que acontece desde 2006 entre as instituições. A participação dos acadêmicos estrangeiros nos diversos Projetos Sociais de Extensão gera a promoção da diversidade cultural, através da aproximação de diferentes culturas, e reafirma o comprometimento social da instituição.
Sobre os intercambistas: Intercâmbio Voluntariado: Os acadêmicos Carles López Cortés e Vicente Pérez Velasco, do curso de Fisioterapia da Universitat de les Illes Balears, Espanha, se despediram da Universidade Feevale na semana passada, depois de participar de Projetos Sociais de Extensão, através do Intercâmbio Voluntariado. Os acadêmicos, que estavam sob a supervisão das professoras Alessandra Couto Cardoso Reis e Eloisa Horter Dieter, atuaram durante o período do intercâmbio em atendimentos na Clínica de Fisioterapia e Hidroterapia, e diversos projetos como, Reabilitação Cardiopulmonar, Reabilitação Pulmonar, Câncer de Mama e Mastectomia, Reabilitação Pulmonar na Asma, Amputados e Reabilitação Desportiva.

Confira as fotos:

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Feevale oferece novos destinos para participantes

Estão abertas as inscrições para o Intercâmbio de Graduação da Feevale. Esta modalidade de intercâmbio possibilita aos alunos dos cursos de graduação cursar disciplinas de seu curso em uma das universidades conveniadas da instituição no exterior, promovendo a qualificação do currículo acadêmico e profissional através de uma rica experiência internacional. O Intercâmbio de Graduação permite que os alunos participantes aproveitem no currículo acadêmico as disciplinas cursadas durante o intercâmbio.

A partir deste semestre, os acadêmicos da Feevale podem optar por novos destinos em países da América Latina e Europa. São oferecidas vagas em 18 universidades em países como Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Coréia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, Itália, México e Portugal.

Confira o depoimento de alunos que já participaram deste intercâmbio:


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Mestrado em Portugal_depoimento Caroline Prufer

Caroline Prufer, formada e pós-graduada pela Feevale, está vivendo em Portugal onde cursa o Mestrado em Engenharia Humana, da Universidade do Minho, e onde administra a empresa E-Act, encubada pela UP TEC, Centro Tecnológico do Porto.
Confira o depoimento de Caroline:

“A minha história começou através de um contacto via email com o Professor Rui Garganta da FADEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto indicado por uma colega que fazia doutorado na mesma faculdade. Em Junho 2008, cheguei em Portugal e fiz uma entrevista com ele e logo me juntei ao Projecto de GL (Ginástica Laboral e Saúde nas empresas), que ele desenvolvia desde 2006.

Eu era a única do grupo que tinha experiência desde a fase académica na Feevale, Pós-Académica durante 4 anos na Qualivida ltda e ainda uma Pós Graduação em Saúde do Trabalhador também realizada na Feevale. Conforme o Professor eu fui uma aquisição importante para o grupo.

Passei a fazer parte do grupo de projectos, em carácter voluntário para o desenvolvimento de teses de mestrados dos alunos da FADE.UP e depois de 2 anos de pesquisa e 2 Convites para participar na Conferência da MANZ Internacioal 2008 e 2009 sobre GL, resolvemos abrir a empresa para fazer a diferença no mercado ainda incipiente de Portugal.
Então:

2008 Entrei para o Projecto de GL da FADE.UP
2009 Organizamos um WorkShop sobre a Saúde do Trabalhador aberto para alunos e profissionais, ministrado pela nossa Referência e Orgulho de Professora e Profissional, Jacinta Renner.
2009 Fui seleccionada para o Mestrado de Eng. de Segurança e Higiene Ocupacional da FE.UP, entretanto resolvi realizar somente o curso trasnversal de Ergonomia e Saúde Ocupacional, deste mestrado.
2010 Formamos a empresa chamada E-Act, Empresa Activa, lda Promoção da Saúde Laboral. http://www.e-act.pt/
2010 Fui aceita na Engenharia Humana da UMINHO, em 1º lugar. Aqui vai o link: http://candidaturas.alunos.uminho.pt/Modules/CandidaturasPG/PortalModules/Download.aspx?id=ME06_ME0600_12_1_Editais%20Engenharia%20Humana_96.pdf
Este mestrado tem foco importante na Ergonomia e tem uma boa referência em publicações e professores de Portugal.
2010 A nossa empresa E-Act foi encubados pela UP TEC, Centro Tecnológico do Porto. Um espaço muito legal para novas empresas, onde a nossa é a única na área da saúde.



Fotos dos sócios da E-Act, Empresa Activa Lda: Caroline Prufer, Helena Pereira, Rui Garganta e Felipe Guerreiro.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Fotos de Londres

Participantes do Intercâmbio à Inglaterra, curtindo a tarde à beira do River Thames, com a vista do Big Ben ao fundo.




A professora Rosi Ana com Bruna, Luciane e Suane, no centro de Londres.



O grupo em frente à escola Kaplan, no Covent Garden, Londres.


Brasil tenta atrair mais estrangeiros para universidades

"As principais universidades brasileiras querem aumentar o número de alunos estrangeiros na graduação e pós-graduação no país. O total de estudantes de outros países em grandes universidades do mundo, como as americanas Columbia, Harvard e Stanford e a britânica Cambridge, giram em torno de 20%, somando graduação e pós-graduação."


Fonte: Folha de São Paulo, 24.07.2010