segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A educação na Finlândia

Quando se fala em Finlândia, muitas pessoas sabem muito pouco ou quase nada a respeito deste fascinante país no norte da Europa. Mas provavelmente uma das razões pelas quais o país acaba não estando tão presente na mídia atual é justamente por ser um país marcado pelo equilíbrio e estabilidade, que consegue se equilibrar e fortalecer em meio às crises econômicas, não estando, portanto envolvido em assuntos polêmicos.
Um dos ícones Finlândia é a empresa Nokia, que representa a alta tecnologia desenvolvida no país.
A educação exerce um papel de extrema importância para o país, como fator de inovação, tendo maciços investimentos em pesquisa e desenvolvimento, pode-se dizer que a educação e as artes exercem um papel fundamental na construção do Estado de bem-estar social. Esta valorização na área da educação, bem estar e equilíbrio acabaram proporcionando outros méritos ao país, como o menor índice de corrupção do mundo, a fama que os finlandeses têm de honrarem sua palavra e a valorização de um ambiente limpo e sem poluição para o bem estar de todos.
O idioma oficial é o Finlandês, o segundo idioma o Sueco, e a língua estrangeira falada pela maioria da população é o inglês.
Em virtude da reputação internacional quanto à educação, conquistada pelo país, e também do fato de o país não ser tão visado por uma grande quantidade de estudantes estrangeiros e turistas, torna-se um ótimo destino para estudantes que desejam enriquecer seus currículos com uma experiência no exterior, conseguindo uma verdadeira imersão na cultura.
A Feevale possui convênio com 2 universidades finlandesas: a HAMK Univeristy e a University of Tampere, onde os alunos da nossa instituição têm a oportunidade de cursar um semestre de seu curso no exterior, aproveitando as disciplinas em seu curso da Feevale.
A estudante Morgana Valente está estudando um semestre de seu curso de Psicologia na University of Tampere e nos envia seu depoimento abaixo:

"Mto lindo por aqui. Agora, que estou começando a criar uma rotina. Ir mais na biblioteca da University para estudar. O finlandês é bem complicado :/ No inglês estou remando ainda, pois ainda não fiz muitos amigos para me auxiliar, nada de brasileiros por aqui também. Semana que vem começa umas palestras sobre a cultura finlandesa, em inglês é claro..ahah ao qual me escrevi para participar. Morgana Valente"

Para mais informações referentes ao Intercâmbio de Graduação acesse o site: www.feevale.br/intercambiograduacao, ou através do telefone 3586-8829.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Destino: Espanha

Espanha, país famoso pelo flamenco e pelas touradas, terra de pintores famosos como Salvador Dali, Gaudi, Picasso, Miró, de fantásticos museus e uma infinidade de sabores. Este é o destino de Grasielle Wazlawick, Natália Godin, Rosana Nardes e Taís Biehl, que participam de um intensivo de espanhol organizado pela Feevale.
Madri é uma das cidades mais habitadas da União Européis, e é a cidade onde elas estão estudando. A cidade é muito conhecida por sua culinária de alta qualidade.

Apesar da temperatura na cidade no mês de janeiro ser de 6ºC em média, Grazielle afirma que já estão adaptadas ao frio. Segundo ela, a experiência está sendo maravilhosa:

" Estamos passeando bastante! Fomos aos arredores de Madrid (Toledo e El Escorial), estamos passeando bastante em Madrid e já fomos a Portugal. Amanhã vamos a Barcelona e semana que vem a Paris. Consegui ir a um jogo clássico aqui em Madrid entre Real Madrid e Atletico de Madrid! É bem diferente do que ir a um jogo no Brasil. Foi muito legal!!
Também já comemos vários pratos típicos e ontem assistimos ao ballet flamenco, que é lindo e fizemos um programa bem madrileño: comemos tapas e tomamos sangria.
Está maravilhoso!
Com o frio nós já nos acostumamos... "



quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Feevale na Coreia do Sul


Os 21 alunos da Feevale e os dois professores do Curso de Jogos Digitais chegaram à Coreia do Sul no dia mais frio dos últimos 96 anos. Em Seul, onde primeiro desembarcaram em solo coreano, experimentaram uma temperatura de -20ºC. Para chegar a Busan, onde fica a Universidade de Dongseo, utilizaram um trem bala.

"A comida é completamente diferente, assim como o idioma, o que nos faz pensar que somos analfabetos, pois não conseguimos ler absolutamente nada e nem nos comunicar com os coreanos já que, até agora, encontramos poucos que falam inglês. Esse é, na verdade, o único problema enfrentado por todos até agora. Cada momento “perdido” no longo voo está sendo recompensado. Já passeamos na praia e é realmente muito bonito por lá, com muitas gaivotas comendo salgadinho (dado pelas crianças), além da areia ser bem limpa. Tudo isso contrasta com os muitos anúncios publicitários nos imensos prédios na beira do mar. Cada dia está sendo uma aventura diferente, acompanhada de muito frio", relata Marcelo Abadie, um dos integrantes do grupo da Feevale.

O professor Guilherme Theisen Schneider também relata um pouco sobre sua experiência com o grupo: "Os choques de cultura ocorrem a todo momento. Os coreanos são muito tímidos, mas no metro os idosos e as crianças sempre interagem conosco. A organização urbana e do metro são impressionantes. Nós não vemos muito da parte mais tradicional da cultura. Mas nos restaurantes a coisa muda e muito. Tanto jovens quanto idosos consomem a culinária tradicional, com muita pimenta, legumes e frutos do mar."

Esta é uma experiência cheia de novidades e aprendizados.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Noticias de Madri!

No dia 8 de janeiro a aluna Tais Biehl, do Centro de Idiomas da Feevale, embarcou para encontrar o grupo que embarcou para Madri, Espanha. A viagem foi organizada pela Diretoria de Relações Internacionais da Feevale em parceria com a agência Intercultural, com o objetivo de que os participantes estudem o idioma espanhol e ainda tenham a oportunidade de conhecer a cidade e um pouco do pais. A viagem terá duração de 3 semanas.
"Estou falando diretamente de Madri, esta cidade maravilhosa, cheia de coisas para fazer e onde o tempo voa!!!! Estou só passeando (e estudando também!) É muita coisa para ver e fazer, ainda bem que o tempo está ótimo, tem muito sol e cada dia esquenta um pouquinho mais.... No final de semana vou para Granada e no próximo para Barcelona, queria muito conhecer Córdoba e Valencia, mas nao dá tempo para tudo!! Beijos!!Taís"