segunda-feira, 28 de março de 2011

Feevale recebe representantes da HAMK University, Finlândia.

A Feevale recebeu, no final de março, a visita de uma delegação de professores da HAMK University, Finlândia. A delegação, composta pelo Vice-Reitor da HAMK, Prof. Pertti Puusaari, e pela Diretora do Departamento de Qualidade da instituição, Prof. Mervi Friman, esteve na Feevale a fim de dar continuidade aos projetos de cooperação já existentes entre as duas instituições, assim como planejar novos projetos no Ensino, Pesquisa e Extensão.

Em encontros com professores da instituição, foram discutidos os seguintes assuntos:
- Sinergia nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, juntamente com o desenvolvimento de projetos em educação (cursos e desenvolvimento pedagógico);
- Ampliação da mobilidade (alunos, professores e funcionários);
- Projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento de atividades em áreas específicas;
- Compartilhamento de expertise e criação de projetos conjuntos em desenvolvimento regional.

Além de ter sido noticiada na imprensa de Novo Hamburgo, a visita repercutiu também no jornal local de Hameenlinna, cidade onde a HAMK University está localizada.

A parceria com a Hamk University já levou 11 estudantes da Feevale para a Finlândia, em intercâmbio, e trouxe 13 alunos finlandeses para Novo Hamburgo. Também houve intercâmbio de professores, como em 2010, ano em que o professor Serje Schmidt foi à Hamk para ministrar disciplinas e participar de um congresso. Antes dele, porém, outros professores da instituição visitaram a HAMK, como os professores Maristela Bauer e Ewerton Cappelatti, além do reitor e da diretora de Relações Internacionais, Paula Cundari.


Sobre a Finlândia



Com apenas 5,3 milhões de habitantes, a Finlândia é o oitavo maior país da Europa em território, mas o menos povoado. A grande parte da população vive no sul do país, onde as temperaturas, apesar de baixas, são mais amenas que na parte norte. Apesar dos brasileiros saberem muito pouco ou quase nada a respeito da Finlândia, o país possui a melhor educação pública e menor taxa de corrupção do mundo e a capital finlandesa, Helsinque, é a mais segura do planeta.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Viagem de Estudo: Arquitetura Contemporânea na Argentina

Desde o final do ano passado os professores Fábio Bortoli, Regina Rau e Rinaldo Ferreira Barbosa, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Feevale, estão com a proposta de Viagem de Estudo: Arquitetura Contemporânea na Argentina.

A proposta visa a contemplar visitas às edificações e espaços urbanos contemporâneos que caracterizam a produção arquitetônica e urbanística local, que se tornou referência nas últimas décadas.

Mais informações em www.feevale.br/dri ou clique aqui.






segunda-feira, 21 de março de 2011

FASHION UK - Bournemouth

Aos interessados na 2ª Edição da Viagem de Estudos: Intensivo de Moda na Inglaterra - Bournemouth, que é organizada pelo Prof. Dudu Prates. Gostaríamos de informar que na próxima quinta-feira, dia 24 de março a partir das 14h, o professor organizador desse Intercâmbio estará disponível para atendimento no Centro de Design da Feevale. Os alunos, pais e interessados na viagem podem tirar suas dúvidas, assim como, saber dos principais detalhes sobre o evento. É importante lembrar que esta será sua última vinda do professor ao Sul, antes da partida do grupo em julho.

É preferível deixar agendado um horário para atendimento no dia 24, quinta-feira. O horário pode ser agendado através do e-mail uk.fashionprogramme@googlemail.com ou (11) 9420 2437.



Grupo que participou do Intensivo de Moda em 2010

quinta-feira, 17 de março de 2011

Intercâmbio de Graduação, qual é a opção?

A Feevale oferece três modalidades de Intercâmbio. Uma delas é o Intercâmbio de Graduação, o qual os alunos da instituição podem estudar parte do seu curso numa universidade conveniada da Feevale.

Encontre mais informações em www.feevale.br/intercambiograduacao.

A acadêmica Bruna Gonçalves, Design de Moda, está cursando o semestre na Universidad Argentina de la Empresa, em Buenos Aires.

Ela escreveu um pouco sobre como está sendo sua experiência no país vizinho.

"Ao andar pelas ruas de Buenos Aires o que mais se ouve entre os transeuntes é o português, há praticamente uma invasão de turistas brasileiros por aqui, os argentinos costumam ser muito simpáticos com os brasileiros e se esforçam bastante para entender o português (que algumas pessoas insistem em falar), fazer turismo em Buenos Aires é extremamente interessante e divertido, há muitas opções culturais (uma boa opção é visitar o site de turismo de Bs As http://www.bue.gov.ar/).
Para estudar em uma universidade em Bs As, é muito importante que se tenha um ótimo conhecimento de espanhol, aconselho quem pretende vir a estudar muito (estudei por 8 meses e sinto que deveria ter estudado mais), as aulas são bem "puxadas", existem provas orais e escritas, e muitos livros para ler.
Sobre a UADE, a faculdade é imensa, e possui uma ótima extrutura, funcionários atenciosos que sempre indicam onde fica cada coisa dentro da universidade (para intercambistas perdidos, como eu), um ótimo esquema de segurança e está super bem localizada. Logo na "jornada de orientação" eles explicam tudo que os estrangeiros precisam saber e também são super atenciosos quando precisamos esclarecer dúvidas. Para quem quiser acompanhar algumas coisas sobre meu intercambio, vou postando experiências no meu blog: http://blogdaanti.blogspot.com/ ".