segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cooperação Brasil, Alemanha!

Com o objetivo de avaliar potencialidades de cooperação entre a Feevale e suas parceiras na Alemanha, o coordenador do curso de Direito da Instituição, André Weyermüller (foto), esteve no país se. Durante a viagem, que se encerra no dia 31 deste mês, o professor visitará a Technische Universität Kaiserslautern e a Cologne Business School (CBS), onde se encontrará com professores e representantes das relações internacionais de cada instituição. As visitas também têm como objetivo a organização de uma viagem de estudos do curso de Direito para o país, no segundo semestre de 2012.


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Três perguntas para - Allan E. Goodman, presidente do Instituto de Educação Internacional (IIE)

O programa brasileiro de estímulo a bolsas de estudo no exterior, o Ciência Sem Fronteiras, está no caminho certo?A presidente Dilma Rousseff tomou medidas corajosas para qualificar a mão de obra que permitirá ao Brasil se tornar mais competitivo em um quadro global. A decisão de dar 100 mil bolsas de estudo no exterior para alunos de graduação até 2014 preparará os jovens do Brasil a prosperarem na economia do conhecimento. Dados do estudo "Global Education Digest", da Unesco, indicam que menos de 0,5% dos estudantes brasileiros estudaram fora do País. É muito pouco. Apenas no ano letivo 2010/2011, a China tinha 157,5 mil alunos nas melhores universidades dos Estados Unidos. No mesmo período, o Brasil enviou 8,7 mil pós-graduandos.

Por que esse tipo de intercâmbio é importante?Em um momento em que a economia brasileira está se expandindo rapidamente e o Brasil e os Estados Unidos estão fechando laços sem precedentes para o desenvolvimento de programas de energia, de comércio e na área científica, nós olhamos para o ensino superior como uma área-chave para os dois países buscarem mais cooperação. Tanto para os EUA quanto para o Brasil prosperarem no século 21, é preciso garantir um compartilhamento de educação internacional. A partir deste mês, cerca de 650 estudantes brasileiros de graduação chegarão aos Estados Unidos para estudar. Outros 850 deverão embarcar em breve, totalizando 1,5 mil em uma primeira seleção. Certamente, esse número aumentará.

Como vocês atuam no Brasil?Temos escritórios de aconselhamento na Casa Thomas Jefferson, em Brasília, na Comissão Fulbright, no Rio de Janeiro, e em outras cidades do país. Uma delegação de educadores dos EUA visitará São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Campinas e Piracicaba em abril, para conhecer instituições públicas e privadas de ensino superior e dar mais orientações sobre os nossos programas. (Correio Braziliense)




 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Ciências sem Fronteiras - Destino Alemanha!!!

Relembrando que a Alemanha aderiu ao programa Ciência sem Fronteiras e planeja oferecer até 3 mil vagas por ano a estudantes brasileiros.

As inscrições para a GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE estão abertas até dia 31.01.2012

e para o doutorado pleno, doutorado-sanduíche e pós-doutorado as inscrições são até dia 17.02.2012.

Chamadas já estão disponíveis no site www.cienciasemfronteiras.gov.br, onde também há informações gerais sobre o programa e a lista das áreas prioritárias:


As vagas em instituições de ensino superior na Alemanha estão disponíveis na plataforma www.csf-alemanha.de.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Acadêmicos da Feevale concorrem a bolsas de Graduação Sanduíche

Acadêmicos da Feevale, de diversos cursos de graduação, estão se inscrevendo para concorrer a bolsas de Graduação Sanduíche, do Programa Ciência sem Fronteiras. As bolsas serão concedidas para acadêmicos que preencherem os pré-requisitos determinados pelo programa e interessados em estudar no Reino Unido, Estados Unidos, França, Alemanha e Itália. As inscrições foram prorrogadas até o dia 31 de janeiro, o que permitirá que mais alunos participem do processo.
  
A expectativa é de que a prorrogação no prazo para realizar inscrição permita que mais acadêmicos participem. A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Feevale espera cerca de 40 inscrições de alunos da instituição, que vem demonstrando grande interesse pelo programa.

Na chamada pública nº 01/2011, para bolsas de Graduação Sanduíche nos EUA, foram mais de 7 mil inscritos em todo o país. Destes, cerca de 840 foram selecionados para realizar o intercâmbio primeiro semestre de 2012. Entre eles se encontra a acadêmica de Biomedicina da Universidade Feevale MARIANA KLUGE. A acadêmica realizará estágio de pesquisa no Instituto de Tecnologia de Rochester, no estado de Nova York. Outros três alunos da Feevale, selecionados pelo programa, aguardam a divulgação das universidades de destino, onde irão realizar o intercâmbio no segundo semestre deste ano.
  
Acadêmicos da Universidade Feevale podem obter mais informações através do site www.cienciasemfronteiras.gov.br ou do e-mail cienciasemfronteiras@feevale.br.
 

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

BOLSAS DE ESTUDO – Dongseo University ( Coréia do Sul )


A Universidade Dongseo da Coréia do Sul, parceira da Feevale desde 2005 , foi selecionada pelo governo coreano para oferecer bolsas de estudos nos níveis de Mestrado e Doutorado.

As bolsas de estudo serão oferecidas a partir de setembro de 2012 e os interessados participarão de processo de seleção do National Institute for International Education da Coreia. Os alunos selecionados terão aulas do idioma coreano por um ano, período também coberto pela bolsa de estudos.

As áreas oferecidas são: Biotecnologia, Design, Engenharia Civil e Tecnologia da Informação. As bolsas incluirão acomodação, passagens aéreas e valor mensal equivalente a 775 dólares para gastos gerais.

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de fevereiro, maiores informações sobre o curso pelo email: intercambio@feevale.br