sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Feevale recebe representante da Universidade de Tampere


Entre os dias 27 e 28 de novembro a Universidade Feevale recebeu a visita de Leena Uski, coordenadora de Educação Internacional da Universidade de Tampere, da Finlândia. Na ocasião, Leena participou do XIV Seminário Internacional de Educação e conheceu os câmpus da Feevale, além de estreitar com professores da instituição ações conjuntas de pesquisa em diferentes áreas.

  
Na foto, o professor Cristiano Max apresenta para Leena os laboratórios de Games, bem como projetos desenvolvidos.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

 

 

MEC lança Idioma Sem Fronteiras para alunos e docentes de Letras estudarem línguas no exterior

 
O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta segunda-feira (17) o Programa Idioma Sem Fronteiras, vinculado ao Ciência Sem Fronteiras e voltado para alunos e professores de línguas que desejam elevar a proficiência em determinada língua. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.

De acordo com dados obtidos pelo GLOBO junto ao MEC, serão sete línguas estrangeiras abrangidas: inglês, francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim, alemão. Cada instituição brasileira que participar ganhará um “núcleo de línguas”, responsável por gerir a concessão das bolsas e ministrar cursos presenciais nos idiomas que comporão o programa.

Os núcleos também poderão aplicar testes de proficiência para estudantes que desejam obter um certificado. O portaria esclarece que o novo programa será custeado por dotação orçamentária da União, mas ainda não há valores exatos, uma vez que os editais serão lançados conforme a demanda e as parcerias que forem firmadas.

Alunos de qualquer disciplina de graduação poderão participar das aulas presenciais e on-line nos pólos das universidades credenciadas. Conforme O GLOBO apurou, o edital para o curso de francês pela internet será lançado hoje, onde estarão disponíveis 1,5 mil logins e senhas para usuários.

No entanto, só terão direito a bolsas de estudo no exterior os estudantes de licenciatura em Letras das línguas estrangeiras abrangidas no Idioma Sem Fronteiras. A ideia é que eles aprofundem o conhecimento imersos em países falantes da língua que estudam. Em contrapartida, os bolsistas ensinarão Português para estrangeiros e promoverão a cultura brasileira. A iniciativa já foi até batizada:

- O 'Português Sem Fronteiras' é nossa língua, nossa cultura. Existe uma procura muito grande pela nossa língua no exterior. Queremos suprir essa demanda e permitir a troca de experiências das línguas para promover a maior internacionalização do Brasil. Eventos como a Copa do Mundo mostraram que os estrangeiros precisam conhecer nossa cultura – disse a coordenadora do Idioma Sem Fronteiras, Denise Abreu e Lima.

Fonte: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/mec-lanca-idioma-sem-fronteiras-para-alunos-docentes-de-letras-estudarem-linguas-no-exterior-14578044

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

 

Curso de curta duração para Graduados na área de Relações Internacionais com foco no Ensino Superior.
 
***Curso Ministrado em Espanhol
 
 

Este módulo permite que el participante desarrolle propuestas prácticas tendientes a la internacionalización del currículo de su institución, vislumbrando los enfoques, propósitos y alcances, y desarrollando un plan de acción para involucrar a los diferentes estamentos universitarios (académicos, administrativos y estudiantes), como parte del plan estratégico para la internacionalización de la universidad. De manera específica el Módulo busca:
  • Intercambiar sobre los enfoques y perspectivas de la “internacionalización del currículo”.

  • Diseñar y valorar los diferentes componentes que influyen en el diseño de la internacionalización del currículo.

  • Proponer un adecuado plan de trabajo para internacionalizar la enseñanza en las propias universidades de los participantes.

  • Comprender la problemática de la internacionalización del currículo a nivel regional y el rol de las organizaciones más importantes en el campo de internacionalización en América Latina y el mundo.

El Módulo sobre Internacionalización del Currículo se articula en torno a seis unidades temáticas:
  • ¿Qué es la Internacionalización del Currículum?

  • El Papel de los Profesores y Otros Instructores.

  • Los Diferentes Componentes de la Internacionalización del Currículo.

  • Planteamientos Prácticos.

  • Un Taller Sobre la Internacionalización del Currículo.

  • Ejemplos Específicos de América Latina y de otros contextos.

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

 Aluna da Universidade Feevale, bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras, conta um pouco de sua experiência na Alemanha.


"Desde que saí da minha 'zona de conforto', arrumei as malas e simplesmente viajei, percebi que exatamente como diz aquela música do TNT " a vida não é nada fácil" e o mundo é sim, muito maior que meu quarto. Põe maior nisso. Fazem pouco mais de 2 meses que estou na Alemanha, e nesse tempo acho que já vivi mais que em todos meus 19 anos. Ver determinado lugar pela tv, internet, google earth, livros, revistas etc te dá talvez um respingo do que é aquele lugar. Estar nesse luga..., viver a cultura, conhecer a vida, histórias de outras pessoas e compartilhar a tua com elas é que te dá o banho completo. Se é bom? É. O tempo todo? Não. Dá saudade, medo, insegurança, mas também te proporciona momentos indescritíveis, inenarráveis. Gosto de conhecer novas histórias de vida, ouvir sobre diferentes pontos de vista. Existe uma riqueza muito grande dentro de cada pessoa... alguns talvez só não a busquem dentro de si. Na minha trajetória até aqui já tive o prazer de sentir o calor de muitos corações, de ser ajudada e ajudar, dar um sorriso e ter a retribuição. Agradeço todos os dias por isso. E, se eu puder pedir só mais um pouquinho...que eu continue tendo forças pra acreditar que tudo que eu sonho pode ser possível...e que se algo der errado, que me sirva como ensinamento, experiência de vida. E que todos aqueles que amo nunca se esqueçam do quanto eu os amo. E que eu sempre vou voltar pro meu cantinho".


Luana Kern - Bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras
Technische Universität München - Alemanha
Novembro de 2014