quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Feevale na Coreia do Sul


Os 21 alunos da Feevale e os dois professores do Curso de Jogos Digitais chegaram à Coreia do Sul no dia mais frio dos últimos 96 anos. Em Seul, onde primeiro desembarcaram em solo coreano, experimentaram uma temperatura de -20ºC. Para chegar a Busan, onde fica a Universidade de Dongseo, utilizaram um trem bala.

"A comida é completamente diferente, assim como o idioma, o que nos faz pensar que somos analfabetos, pois não conseguimos ler absolutamente nada e nem nos comunicar com os coreanos já que, até agora, encontramos poucos que falam inglês. Esse é, na verdade, o único problema enfrentado por todos até agora. Cada momento “perdido” no longo voo está sendo recompensado. Já passeamos na praia e é realmente muito bonito por lá, com muitas gaivotas comendo salgadinho (dado pelas crianças), além da areia ser bem limpa. Tudo isso contrasta com os muitos anúncios publicitários nos imensos prédios na beira do mar. Cada dia está sendo uma aventura diferente, acompanhada de muito frio", relata Marcelo Abadie, um dos integrantes do grupo da Feevale.

O professor Guilherme Theisen Schneider também relata um pouco sobre sua experiência com o grupo: "Os choques de cultura ocorrem a todo momento. Os coreanos são muito tímidos, mas no metro os idosos e as crianças sempre interagem conosco. A organização urbana e do metro são impressionantes. Nós não vemos muito da parte mais tradicional da cultura. Mas nos restaurantes a coisa muda e muito. Tanto jovens quanto idosos consomem a culinária tradicional, com muita pimenta, legumes e frutos do mar."

Esta é uma experiência cheia de novidades e aprendizados.

Nenhum comentário: