quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Abertas 12,5 mil vagas de graduação no exterior para alunos com bom desempenho acadêmico

Selecionados terão bolsa de US$ 870 mensais, passagens aéreas e seguro saúde.
A partir de março de 2012, 12,5 mil brasileiros estarão numa universidade estrangeira, como parte do programa Ciência sem Fronteiras. A disputa pelas vagas em instituições de ensino superior dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália e França começou nesta terça-feira (13) e termina em 15 de janeiro. A previsão é que cada um dos países europeus ofereça, até 2014, dez mil bolsas. Nos Estados Unidos, a meta é de 18 mil.

Outros 1,5 mil alunos de graduação já foram selecionados no primeiro edital para estudar em universidades norte-americanas. A chamada pública teve 7.007 inscrições. Dos escolhidos, 841 embarcam em janeiro, e os demais, em julho de 2012.

Durante os seis primeiros meses os estudantes poderão estudar o idioma do país de destino. A estratégia é conhecida como "graduação sanduíche", pois o aluno faz parte do curso no Brasil, estuda um período no exterior, e depois volta para concluir na mesma universidade onde iniciou.

A bolsa será concedida pelo período de dois semestres letivos, além de três meses referentes a um estágio em empresas ou na própria universidade. Com alojamento e refeições oferecidos pela universidade estrangeira, os selecionados terão uma bolsa de US$ 870 mensais, as passagens aéreas e seguro saúde.

Seleção
Os estudantes devem ter a candidatura homologada pela instituição de ensino em que estuda no Brasil, pois, ao regressar ao país, a instituição brasileira deverá validar os créditos obtidos no exterior. A seleção pública será feita de forma conjunta entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os critérios de escolha seguem parâmetros acadêmicos.

Canadá receberá 500 tecnólogos
Estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica podem concorrer a 500 vagas para curso superior de tecnologia no Canadá, também nos moldes sanduíche. Os candidatos devem ser pré-selecionados nas instituições onde estudam e, depois, se inscrever na página do programa Ciência sem Fronteiras na internet, por meio do formulário on line e enviar a documentação descrita no edital.

Critérios obrigatórios para os candidatos
Ser brasileiro
Ter nota mínima no teste de idioma
Fazer graduação nas áreas prioritárias do programa
Ter cumprido de 40% a 80% do currículo previsto para seu curso
Ter bom desempenho acadêmico, segundo critérios da IES

Será levado em conta na seleção
Se o candidato tiver bolsa de iniciação científica do CNPq, ser aluno do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou ter participado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e tenha obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) superior a 600 pontos.Ter recebido Prêmio Jovem Cientista, de Iniciação Científica, medalha em Olimpíadas da Matemática e outros prêmios de incentivo a inovação e a iniciação científica.

Como se inscrever:

Central de Atendimento: 0800 616161

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Confraternização do Intercâmbio

Semana passada em meio aos últimos dias de aula e a correria do final do semestre a Equipe da Diretoria de Relações Internacionais reuniu aqueles que fizeram parte de mais um ano de história do Intercâmbio.

Nos despedimos dos intercambistas, Sini - Finlândia, Darius - Holanda, Henrique - Estados Unidos. Essa semana eles estão seguindo o caminho para casa. Foram dadas as "boas idas" aos nosso intercambistas da Feevale que estudarão em 2012 na Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Holanda e Itália.

Agradecemos a participação de todos os que fazem parte dessa história, principalmente aos professores que nos apoiam na organização dos Intercâmbios  e que realizaram viagens de estudos. Foi um ano de muitas inovações, histórias e superações que se agregam valores e desenvolve o crescimento da equipe do Intercâmbio.

O Espaço! 

 Sini, Darius, Henrique , Profª. Valéria Ney e Prof. Cristiano Max

 Cardápio elaborado pelo Prof. Daniel Bonho, Gastronomia Feevale

  Sini, Darius e Prof. Cristiano Max

 Henrique

 Equipe da Gastronomia Feevale, oritendada pelo Prof. Daniel Bonho

 Diretora de Relações Internacionais, Profª. Paula Cundari

 Coordenadora do Centro de Idiomas, Profª. Evanize Spitzer

 Darius e Prof. Cristiano Max

 Henrique e Simone

 Sini e Poliana

 Simone, Professoras Rosi Ana Grégis e Valéria Ney

Alini e Suane - Centro de Idiomas

Profª. Paula Cundari, Luciana Néri Martins (coordenadora do curso de Design de Interiores) e
Profª. Alexandra Zottis (coordenadora do curso de Turismo)

 A Confraternização!


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ohayou Gozaimasu! Um bom dia em Japonês


Bom dia aos nossos leitores. A matéria de hoje é sobre o nosso visitante estrangeiro, Professor Hidekazu Yoshikura, em bom Japonês, Yoshikura Sensei. Ele veio visitar nossa universidade para uma nova oportunidade de parceria entre a Universidade Feevale e a Biwako Senkei Sport College.
Esse novo convênio terá uma maior ênfase para os cursos da Saúde, em especial a Educação Física, pois a universidade tem em seu foco a formação de profissionais dessa área.

O professor Yoshikura vem visitando diversos locais de nossa região, em especial nossa cidade de Novo Hamburgo. Que até o momento tem agradado muito a ele por ser similar a sua cidade no Japão. Ele já visitou o centro de nossa cidade e ficou muito agradado com a qualidade que nós temos aqui, por possuirmos uma grande qualidade em nosso transporte, onde podemos ir para todos lugares da cidade, também por termos uma economia pujante, que pode sempre manter nossa cidade próspera como sempre foi.

Acima de tudo, o professor Yoshikura tem elogiado tudo em nossa região, desde a nossa cultura e tradição, nossa gastronomia, nossas opções de lazer, enfim, a cidade é vista como um ótimo local para receber estudantes estrangeiros.

Assim sendo, esperamos que no mais breve já tenhamos os estudantes Japoneses visitando e permanecendo por um semestre em nossa universidade.

Professor Hidekazu Yoshikura