quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Boas Festas!

 
A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Feevale deseja a todos
 
Feliz Natal
Português
 
Merry Christmas 
Inglês
 
¡Feliz Navidad!  
Espanhol
 
Frohe Weihnachten
Alemão
 
聖誕節快樂  
Chinês
 
메리 크리스마스
Coreano

Glædelig jul
Dinamarquês
 
Hyvää Joulua  
Finlandês
 
Joyeux Noël
Francês
 
Vrolijk Kerstfeest
Holandês
 
Buon Natale
Italiano
 
メリークリスマス
Japonês
 
Veselé Vánoce
Tcheco

 
Agradecemos a todos que, de alguma forma participaram e viveram experiências Internacionais neste ano!
 
Confraternização e Despedida dos Intercambistas, dia 10/12/2013.

Confraternização e Despedida dos Intercambistas, dia 10/12/2013.


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Orlando, nos Estados Unidos!

Aos acadêmicos e profissionais da área de Quiropraxia que desejam participar da maior conferência de educação e pesquisa em quiropraxia, ainda há vagas para o Intercâmbio Emissivo: Liderança em prática clínica, educação e pesquisa em Quiropraxia - ACC-RAC 2014.
 
 
 

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Mestrado Profissional

O programa Ciência sem Fronteiras está com Inscrições Abertas de 02/12/2013 a 31/01/2014 para o Mestrado Profissional!
 
Objetivo
Proporcionar formação qualificada a profissionais brasileiros aptos ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, por meio de experiências educacionais no exterior voltadas para a qualidade, o empreendedorismo e a competitividade nas áreas do Programa Ciência sem Fronteiras (CSF).

 
Mais Informações
 
 

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Últimos dias de Chamadas Abertas para o Ciência sem Fronteiras

As inscrições para o Ciência sem Fronteiras estarão abertas até o dia 29/11/2013, sexta-feira!


Fonte


Para que desperte o desejo de realizar uma experiência internacional, segue abaixo o depoimento da acadêmica Nitiele do Nascimento Pires do curso de Educação Física que está na Arizona State University - EUA.

"Bom chegou a hora então,
Um misto de sentimentos, medo do desconhecido, insegurança no idioma... alternado com a euforia e ansiedade de uma nova etapa em minha vida!

Etapa esta que nunca imaginei viver, um sonho muito distante, mas que hj se torna realidade, muito além do que um dia pudesse esperar!

Agradeço a todos que contribuíram na minha caminhada,
a minha família, que mesmo com o coração apertado estão do meu lado
minha mãezinha amada, tentando se manter forte, pra me passar segurança!
aos meus queridos profes, especial o Sor João Carlos Jaccottet Piccoli,
aos amigos que sempre me carregaram de um lado pra outro,
carona pra “facul”, pro estágio, pra casa, caronas intermunicipais, hehe

sigo agora de carona internacional, rumo ao Arizona!
Go to Arizona State University


Bom galera, uma semana se passou já e eu sem dar noticias né.

Então, desde a chegada, já perdi as contas do quanto já aprendi!
Foram 18h de viajem, sozinha! Sem saber o que falar , pra onde ir nos aeroportos.. uma aventura, mas deu tudo certo e nem me pararam na alfandega ( mesmo trazendo a erva e a bomba, além da cuia claro, para o chimarrão, hehehe)

Estou dividindo o ap com uma americana, muito tri! O lugar eh tri também, tem tudo! O campus da universidade eh gigante! Me apaixonei pela academia, eh demais

Sobre minhas aulas, a maior parte eh pela manha, tenho colegas da Arábia, China, Kuait, eh cada sotaque estranho, fora os brasileiros que vieram pra cá, cada um de um lugar também, muitos sotaques. Daqui a pouco estou misturando tudo.

Enfim, muitas coisas novas, muito calor, e muita saudades!
Ainda nem parece que estou nos EUA!"

Nitiele do Nascimento Pires à esquerda!




segunda-feira, 4 de novembro de 2013

10 lições da Finlândia para a Educação Brasileira

A Universidade Feevale possui convênio com instituições de diferentes países e algumas dessas parceiras estratégicas para desenvolver a internacionalização na instituição e na comunidade encontram-se na Finlândia.
 
A Finlândia é um exemplo pelo seus sistema de educação e hoje, vamos trazer trechos da matéria da revista Exame que conta mais sobre a estada da diretora do "MEC finlandês".
 
Jaana Palojärvi, diretora do Ministério da Educação e Cultura da Finlândia, veio ao Brasil no início deste ano participar do Seminário Internacional sobre o Sistema de Educação.
 
 
1. A educação tem de ser igual e gratuita a todos
Jaana Palojärvi é veemente ao afirmar que as escolas na Finlândia oferecem a todos ensino de qualidade e gratuito. Por lá, apenas 2% das instituições de ensino são particulares, e mesmo estas são subsidiadas pelo governo. Além disso, a diretora defende que o padrão de ensino é o mesmo em todas as escolas finlandesas e, por isso, as crianças passam a frequentar a escola do bairro, que está mais próxima de onde elas vivem. Um princípio de igualdade que equaliza oportunidades.
 
2. “Mantenha as coisas simples”
Quando perguntada qual o principal conselho que ela teria para os educadores brasileiros, Jaana hesitou, mas definiu: “foco nos níveis mais locais”.
 
Na Finlândia, a educação fica ao encargo do município e, mais do que isso, do professor. É ele, após muito treinamento, que decide como passar o conteúdo. Cada escola é livre para criar seu próprio material de ensino. Para Jaana, isso faz toda a diferença, já que motiva os professores e incentiva novos modos de ensino, que acomodem as necessidades de cada criança.
 
“Tem de prestar atenção na realidade da sala de aula. É lá que a mudança acontece”, disse.
 
3. Valorização do professor
“O professor é a primeira pessoa na vida do aluno”, explica a diretora. Em seu país, eles podem não ter os maiores salários (ganham uma remuneração média em relação a outros setores), mas a carreira de professor é uma das mais populares. E por quê?
 
O professor na Finlândia é bem preparado. Ele precisa ser graduado e ter um mestrado. Passa ainda por treinamento específico para dar aulas e tem plano de carreira. Nesse contexto, faz sentido que ele tenha a palavra final dentro da sala de aula. Para o governo finlandês, isso faz toda a diferença, já que estimula o professor a inovar e torna a profissão mais inspiradora.
 
A diretora ressaltou, no entanto, a importância da educação obtida pelo próprio professor para que ele se torne autoridade máxima. "Nós demos o preparo e, agora, temos de confiar neles", explica. Esse quadro de preparo, oferta de oportunidade e consequente confiança nem sempre se repete no Brasil.
 
4. A quantidade de dinheiro não importa
Enquanto no Brasil há projetos propondo o aumento da verba do PIB destinada a gastos com ensino, na Finlândia o movimento foi contrário. Por lá, apenas 6% do PIB é dedicado à educação. E mesmo assim eles lideram as avaliações internacionais junto com a Coreia do Sul.
 
Jaana afirma que a questão não é a quantidade de dinheiro separada para alguma coisa, mas como você organiza o dinheiro que usa. Lá, há menos burocracia para se alterar a maneira como se gasta o dinheiro investido. Em poucos anos a máquina administrativa foi alterada para que o investimento, embora não o maior do planeta, estivesse entre os melhores em destinação.
 
5. A quantidade de horas de estudo não importa
A Finlândia não tem escolas de período integral – e os alunos não têm muita lição de casa. Segundo Jaana, “a qualidade do ensino existe na sala de aula, e isso se alcança com bons professores”. O sistema básico e obrigatório de educação também segue essa linha de raciocínio e só começa com a criança aos sete anos: “nós acreditamos que nossas crianças têm de ser crianças. Elas não têm de aprender a ler ou escrever antes dessa idade”, explica a diretora.
 
No Brasil, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, lançado pelo governo federal no ano passado, foi criticado por prever que as crianças estejam aptas a ler e efetuar operações matemáticas básicas já com oito anos.
 
6. Atenção aos alunos que podem apresentar mais dificuldades
Na Finlândia, o foco não está no aluno que vai melhor. Pelo contrário, os professores tentam identificar aqueles que podem ter problemas, para conseguir mantê-los no sistema.
 
7. Valorização das diferentes formas de aprendizagem
Existem crianças mais visuais, outras aprendem melhor com música, outras se podem usar das mãos para compreender um novo conceito. Na Finlândia, os modelos pedagógicos sustentam diferentes estilos de ensino, segundo a diretora. O foco não é tanto em conteúdo, mas em análise e apoio de diferente métodos.
 
8. Menos tecnologia, mais ensino
Ao contrário do que se pode imaginar, tecnologia não é supervalorizada na Finlândia. Segundo Jaana, os professores até usam novos recursos tecnológicos, mas eles não são tão importantes. “São só ferramentas, não são o conteúdo, que é a chave de tudo”, explica.

9. Nada de testes
Esqueça Enem, vestibular, Enade... Na Finlândia não há provas nacionais e cada professor está livre para avaliar seus alunos como bem entender. “Nós não acreditamos muito em testes, estamos mais interessados em aprender”, explica a diretora. Com professores menos empanhados em provas, eles passam seu tempo individualizando métodos de ensino ou criando novos.

10. Valorização das artes
Enquanto por aqui a preocupação maior é trazer mais meninas para as áreas das Exatas, lá é exatamente o contrário. As escolas finlandesas já têm aulas de artes e música no currículo básico, e a carga horária delas deve aumentar ainda mais, tentando atrair também a atenção dos meninos mais matemáticos das salas. "A cada dez anos, muda tudo em Física. Muda tudo em Química. Por isso o conteúdo não é tão importante, mas ter jovens criativos e comunicativos é essencial", opina Jaana.
 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Bolsista do CsF faz relato de sua experiência na Austrália para novos selecionados.

A aluna da Feevale do curso de Jornalismo, Caroline Dias da Costa, foi contemplada com bolsa de estudos do Programa Ciência sem Fronteiras para estudar na Austrália de outubro de 2012 a julho a 2013.

Caroline Dias da Costa, na Austrália.

Na ultima quinta-feira, dia 17, Caroline compartilhou suas experiências com os alunos selecionados pelo programa para o próximo semestre.

"O programa vai além da educação dentro sala de aula. Quando nos permitimos uma experiência de morar fora, nos transformamos como pessoa. Ter contato com diferentes culturas e aprender a respeitá-las nos ensina muito sobre nós mesmos e também a compreender a nossa própria cultura". Caroline Dias.


Caroline Dias da Costa, aluna do curso de Jornalismo.

Os alunos selecionados acompanhados dos pais puderam tirar dúvidas sobre o programa durante o encontro, que contou com a participação do Prof.º Ewerton Cappelatti,  falando sobre os incentivos oferecidos pelo programa CsF e a presença de Carla Musoi, representante da empresa World Study, tirando dúvidas sobre visto, passagens aéreas e seguro saúde.

Da direita para esquerda: Fabrício, Thais, Bruno, Ariadne, Douglas e Guilherme.

Confira os alunos selecionados e os países de destino:

Canadá:
Taís Deillenburg                  Biomedicina

Estados Unidos:
Guilherme Henrique Filho    Jogos Digitais                          
Bruno de Oliveira                Design    
Fabrício Bertoluci                Fisioterapia                    
Eder dos Santos                  Ciência da Computação
Camila Nunemacher            Biomedicina 
Gustavo Machado               Arquitetura e Urbanismo
Bruna Boff                           Biomedicina
Ariadne Freiberger              Engenharia Química   

Hungria:    
Douglas Rohmann               Sistema de Informação
Karisa Brina                        Biomedicina

Reino Unido:
Mariana Maurer                  Engenharia Química
Maria Gabriela Seibel          Biomedicina
Lucas Sauter                       Engenharia Qímica

Para maiores informações sobre intercâmbio entre em contato conosco pelo telefone 3586.8800 rama 8829 ou intercambio@feevale.br.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

8 Atividades da Faculdade que podem alavancar a Carreira

Confira diferentes formas de ir além da sala de aula de faculdade e garantir diferenciais competitivos de carreira, segundo matéria publicada na Revista Exame | 11/10/2013.


Aproveitar as oportunidades complementares ao ensino que a faculdade oferece rende bons frutos para quem está no começo de carreira.

“Vejo isso nas dinâmicas de grupo, o candidato que salta aos olhos dos gestores por ter tido atividades eu iam além da sala de aula”, diz Luiza Lopes, analista de RH da People on Time Consultoria.

A especialista lembra que, muitas vezes, o aluno não precisa ir muito longe para ganhar um diferencial competitivo. “A própria universidade oferece uma série de possibilidades sob o tripé: ensino, pesquisa e extensão”, diz.

Confira então as atividades sugeridas pelos especialistas aos universitários, o que elas podem agregar de valor ao currículo:
1 - Empresa Júnior
Esta é a primeira sugestão dada por Manoela Costa, gerente da Page Talent. “A participação em empresa júnior demonstra o interesse do jovem no mercado e é uma chance de aplicar na prática o que ele aprendeu”, diz ela.

2 - Voluntariado
A motivação para uma causa social também é vista com bons olhos pelas especialistas. “O jovem aprende a trabalhar em equipe, a ser comprometido e disciplinado”, diz Manoela.
3 - Intercâmbio Cultural
Quem pretende conquistar uma vaga de trainee sabe que o intercâmbio é a menina dos olhos dos recrutadores. Alguns programas avisam durante a inscrição que vivência internacional é sim um diferencial importante. “Conhecer diferentes culturas contribui para a formação universitária”, diz Luiza.

De acordo com ela, programas como o Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, são ainda mais vantajosos. “Agrega valor com a possibilidade de pesquisa em tecnologia e ciência e possibilita ao jovem trazer esse conhecimento adquirido ao seu país de origem”, explica.

4 - Estudo de idiomas
“Mesmo que não exista a menor possibilidade de fazer um intercâmbio, existem muitas formas de aprender inglês e outras línguas”, lembra Manoela. Muitas universidades até oferecem cursos extracurriculares de idiomas. Além disso, há plataformas virtuais de acesso gratuito, indica a especialista. “O jovem deve sempre buscar o aprendizado”, diz.

5 - Iniciação Científica e Grupos de Pesquisa
São ótimos complementos para a formação acadêmica e podem encurtar o caminho até uma pós-graduação stricto sensu. É certo que esta é uma oportunidade mais enriquecedora para aqueles jovens mais inclinados à pesquisa, mas os ganhos não são restritos apenas a quem já sabe que vai seguir carreira acadêmica. Afinal aprender a pesquisar é algo que ajuda qualquer profissional interessado no seu próprio desenvolvimento.

7 - Centro acadêmico/ atlética e outros grupos universitários
Ao iniciar a trajetória profissional, o universitário vai perceber a importância do networking para a carreira. E os centros acadêmicos, atléticas e outros grupos universitários trazem ótimas oportunidades para o universitário ampliar a sua rede de contatos conhecendo pessoas com interesses em comum.

8 - Estágio
Reunir estágios no currículo durante a época de faculdade abre portas para contratações efetivas de recém-formados, além de render uma fonte de renda na maior parte das vezes. E é também uma forma de conhecer diferentes áreas de trabalho de uma carreira, o que vai ser importante na hora de decidir os rumos profissionais depois de formado. “É interessante o universitário já começar a olhar para isso”, diz Manoela.

Alguns cursos integrais não permitem que o jovem inclua estágios na sua rotina, mas de acordo com Manoela, sempre é possível encontrar maneiras de começar aliar o trabalho ao estudo. “Ás vezes, o jovem pode ajudar os pais no negócio familiar nas horas vagas e já é uma forma de ir se envolvendo no ambiente profissional”, diz.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Novas Chamadas do Programa Ciência sem Fronteiras

Será lançado, na próxima segunda-feira, dia 14 de outubro, o novo edital na modalidade graduação do Ciência sem Fronteiras. 

Estarão disponíveis vagas em 19 países como:
Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido e Suécia.

Conheça alguns alunos da Feevale que foram selecionados recentemente:

Lucas Sperb – Biomedicina - Huazhong Agricultural University – China

Christian Altenhoffen – Engenharia Quimica - Texas A & M University-Kingsville – EUA

Nitiele do Nascimento Pires (à esquerda)- Educação Física - Arizona State University - EUA

Para mais informações sobre o programa entre em contato com o Intercâmbio Feevale pelo e-mail intercambio@feevale.br ou pelo telefone 3586.8800 ramal 8829.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Programa de Espanhol para Estrangeiros

A Universidade Pacífico, no Chile, está recebendo inscrições de quem tem interesse em Estudar Espanhol em Santiago do Chile nas próximas férias (janeiro de 2014).
 
Os acadêmicos de universidades conveniadas, o caso da Universidade Feevale, receberão o desconto de USD 100,00 no valor do curso.
 
 
Mais Informações
51 3586 8829

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

INTECÂMBIO DE GRADUÇÃO EMISSIVO BILATERAL - 2014/01

Já estão se preparando para passarem um semestre internacional os alunos da Feevale de para diferentes países.

O grupo está composto por 12 alunos dos cursos de Administração, Arquitetura, Biomedicina, Comércio Exterior, Direito,  Eng. Eletrônica, Jornalismo, Quiropraxia e Moda para os destinos: Chile, Coréia do Sul, Espanha, Finlândia, Holanda e Portugal.
 
 
Nesta foto estão os alunos, (ao fundo) Wendel Luis Gnoatto, (da esquerda para direita) Fernanda Weeck, Suzane Schumann, Rafael Bauer, Mattheus Wink, Fernanda Küster, Ana Paula Mendonça, Marcus Vinicius G. Tamujo e Vanessa de Oliveira Machado.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Novas chamadas do Ciência sem Fronteiras serão abertas em outubro de 2013.

Conforme a Agência Brasil e o jornal Folha de São Paulo, novas chamadas do Programa Ciência sem Fronteiras serão abertas em outubro.

 "As novas bolsas de estudo serão para vagas em universidades em 17 países, informou hoje (30) a presidenta Dilma Rousseff, ao participar do programa semanal Café com a Presidenta".
Fonte: Site da Agência Brasil.

Alessandra Schneid, Magda Brodbeck e Bruna Hirt.
Alunas de arquitetura, contempladas com bolsa do CsF, Itália.

Ainda conforme a Agencia Brasil, desde que foi lançado, há dois anos, o programa concedeu mais de 53 mil bolsas a estudantes brasileiros. Desses, 14 mil concluíram seus estudos no exterior, pelo período de um ano, e estão retornando ao Brasil.

Conforme a Folha de São Paulo, a Presidenta Dilma destacou que as bolsas concedidas são em áreas ligadas ao desenvolvimento científico, tecnológico, e à inovação, como engenharia, medicina, ciências biomédicas, da computação, tecnológicas, ciências agrárias, entre outras. Os jovens estudam por um ano em universidades e institutos de pesquisa de alta qualidade no exterior e podem fazer estágio em alguns dos principais laboratórios e empresas do mundo.


Gustavo Lessing.
Aluno de biomedicina, contemplado com bolsa do CsF, Coréia do Sul.

O principal critério de seleção do Ciência sem Fronteiras é o mérito do estudante. Para participar, é preciso ter feito, pelo menos, 600 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e ter um bom desempenho no curso superior que faz aqui no Brasil. O governo paga todos os custos do estudante no exterior, incluindo a mensalidade da universidade, o alojamento e a alimentação.

Os principais países de destino dos estudantes do Ciência sem Fronteiras são Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Alemanha e Coreia do Sul. Para facilitar o aprendizado, o governo brasileiro oferece um curso de línguas de até seis meses no país de destino.

Diogo Fraga.
Aluno de biomedicina, contemplado com bolsa CsF, Austrália.
Para mais informações sobre o programa entre em contato com o Intercâmbio Feevale pelo e-mail intercambio@feevale.br ou pelo telefone 3586.8800 ramal 8829.

Fontes: Sites do Jornal Folha de São Paulo e Agência Brasil Empresa Brasil de Comunicação.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Dicas para garantir o sucesso do seu intercâmbio

Com tantas informações úteis na internet, nunca foi tão fácil buscar orientações  sobre os cursos no exterior, ler relatos de quem já viveu a experiência e comparar preços. “Planejamento é a chave do  sucesso do intercâmbio. Não é uma viagem turística, mas um projeto de vida, com começo, meio e fim. Quanto mais o estudante conhecer seus próprios objetivos e expectativas, mais produtivos e prazerosos serão os dias fora de casa”, diz a gerente de marketing Miriam Rodrigues, da Intercâmbio Conexion.

1. Planejamento ajuda a tornar temporada no exterior mais produtiva:

Foto: Leandro Dariva.


Primeiro, é preciso definir destino, curso, escola, universidade e tempo de permanência. A duração do intercâmbio varia conforme o tipo de curso escolhido. Pode ser de apenas uma semana, nos casos dos cursos de idiomas, ou de um semestre a um ano, se for de graduação. No momento de escolher o destino, devem ser considerados fatores como identificação com a cultura de destino, infraestrutura, custo de vida, entretenimento e clima. “Não adianta  nada o estudante querer estudar no Canadá por que alguns amigos foram e adoraram se ele não gostar de frio e tiver apenas o mês de janeiro para viajar. Ele vai encontrar temperaturas abaixo de zero e não vai gostar.

Durante o processo, também é importante discutir outras questões: o processo de visto, a disponibilidade financeira, como levar dinheiro para se manter no outro país, o seguro e a assistência médica. “Muitos acham que são apenas  detalhes, mas são elementos que podem representar sérias restrições para a viagem”, diz Miriam. Por isso, é importante consultar sempre agências confiáveis e tirar todas as dúvidas antes de fazer as malas.


2. Amigos, amigos, idiomas a parte.
Veja dicas para escapar da tentação de falar português durante o intercâmbio:

O número de brasileiros que faz intercâmbio não para de crescer. Apenas em 2010, 167.432 mil estudantes brasileiros fizeram algum tipo de curso no exterior, um crescimento de 19% em relação ao ano anterior.


Gustavo Lessing, Curso de Biomedicina -  Seul, Coréia do Sul
Programa Ciência sem Fronteiras (último da esquerda para a direita).
O primeiro cuidado se refere à escolha do destino. Todas as grandes cidades têm muitos brasileiros, principalmente durante os meses de alta temporada. Não é preciso excluir nenhum país da lista de pesquisa de possíveis destinos, mas sim evitar os mais populares. “A maior dificuldade dos brasileiros no exterior é evitar o contato com outros brasileiros”. É preciso vencer esse desafio, por isso sempre recomendamos evitar os destinos mais comuns.


3. Aumentar o contato com colegas estrangeiros ajuda a exercitar idioma local

Durante o curso, a recomendação dos especialistas é vencer a barreira da timidez e fazer amizades com colegas estrangeiros, propondo programas diferentes fora da sala de aula, como um tour pelas principais atrações turísticas, sessões de cinema, teatro, shopping centers ou shows. “Fazer amizade com gente de várias partes do mundo é um oportunidade única e deve ser muito bem aproveitada”.

Gustavo Lessing (à direita) Curso de Biomedicina, Coréia do Sul – Programa Ciência sem Fronteiras.



Fonte: Revista Belta Educação Internacional, 2013, p.18.


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Intercâmbio e Centro de Idiomas no Mundo Feevale


Durante esta semana o Intercâmbio Feevale está realizando ações de divulgação no Mundo Feevale - Mostra das profissões - que acontece até amanhã, dia 27/09, na Rua Coberta do Campus II da Feevale.

Alunos participando do sorteio.
 
 
Alunos participando do quiz.



Para isto o Intercâmbio Feevale juntamente com o Centro de Idiomas está promovendo um sorteio de uma bolsa.

Camiseta do intercâmbio e bolsa do centro de idiomas.

Quem acertar uma questão do quizz sobre conhecimentos gerais poderá colocar o seu nome na lista do sorteio. Confira os ganhadores da noite de ontem: Morgana Martins, Yanaros Machado e MorganaArnecke.

Morgana Martins
 
 
Yanaros Machado
 
Venha visitar o Intercâmbio Feevale e o Centro de Idiomas no Mundo Feevale no dia 26/09 a partir das 19h30min e no dia 27/09 das 8h30min até às 11h30.
 
Entre em contato para maiores informaçõe sobre:
 
Intercâmbio Feevale:
3586.8800 ramal 8829
 
Centro de Idiomas:
3586.8800 ramal 9007
 
 




 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Turma de MBA da Feevale na Finlândia

Confira abaixo algumas fotos da turma do MBA em Gestão Empresarial que está na HAMK University of Applied Science, Finlândia. Os alunos estão acompanhados pelos professores Serje Schmidt e Maristela Bauer.






Para saber mais sobre os programas de intercâmbio entre em contato pelo e-mail intercambio@feevale.br ou pelo telefone 3586.8800 ramal 8829.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Curso de MBA em Gestão Empresarial na Finlândia

No último dia 08 de setembro, aconteceu o embarque dos alunos do curso de MBA em Gestão Empresarial, acompanhados de parentes e amigos.

Embarque do grupo com destino a Finlândia

Acompanhados pelo Prof.º Serje Schmidt e pela Prof.ª Maristela Bauer, os alunos estão estudando a diciplina de Gerenciamento Intercultural na HAMK University of Applied Science até o dia 26 de setembro.

Grupo do MBA na Finlândia.

Confira mais notícias no site da Feevale.
Para saber sobre os programas de intercâmbio entre em contato pelo e-mail intercambio@feevale.br ou pelo telefone 3586.8800 ramal 8829.


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Intercâmbio de Graduação - Inscrições até 20 de setembro de 2013.


Os alunos interessados em internacionalizar o seu currículo e que ainda não realizaram a inscrição no intercâmbio de graduação bilateral, têm até o dia 20 de setembro de 2013. As inscrições foram prorrogadas e podem ser realizadas através do site da Feevale.

Para mais informações, entre em contato com a Diretoria de Relações Internacionais e confira em quais universidades você pode estudar!

Diretoria de Relações Internacionais/Intercâmbio
Sala 106  - Térreo | Prédio Lilás
intercambio@feevale.br
3586.8829

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Viagem Gastronomia e Turismo no Peru: Mistura 2013!

No próximo dia 08 de setembro, domingo, um grupo de alunos dos cursos de Gastronomia e do curso de Turismo estarão embarcando com destino ao Peru. Entre as atividades previstas no roteiro estão visitas ao Museu de Gastronomia, o Centro de Formação de Turismo, e a Feira Gastronômica Mistura.

Evento Mistura.

A Feira gastronômica Mistura inicia hoje e acontece até o dia 15 de setembro. Os alunos da Universidade Feevale permanecem no Peru do dia 08 ao dia 12 de setembro de 2013.

Para mais informações sobre as viagens de extensão oferecidas pela universidade, acesse: www.feevale.br/intercambio ou entre em contato pelo telefone 3586.8800 ramal 8829/8662. 

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Intercâmbio de Graduação: Inscrições Abertas!

Os alunos interessados em internacionalizar o seu currículo podem realizar as inscrições no intercâmbio de graduação bilateral até dia 30 de agosto de 2013. As inscrições podem ser realizadas através do site da Feevale.


Para mais informações, entre em contato com a Diretoria de Relações Internacionais e confira em quais universidades você pode estudar!

Diretoria de Relações Internacionais/Intercâmbio
Sala 106  - Térreo | Prédio Lilás
intercambio@feevale.br
3586.8829

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Depoimento da aluna da Finlândia

No semestre passado a aluna Jaana Minna Maria Harkonen da Hamk University of Applied Sciences, Finlândia, realizou intercâmbio no Brasil. Ela estudou disciplinas do curso de artes visuais na Universidade Feevale de fevereiro à Julho deste ano e atualmente está viajando de férias na Argentina.

Confira abaixo o depoimento que a Jaana nos deixou!

"I really felt welcome in Feevale even before I left Finland, thanks to Feevale and my wonderul "madrina" Nicolle. I spent a semester full of experiences, learning and gaining knowlegde of the Brazilian culture by meeting people and of course studying in Feevale. It is an experience that I would definately do again and probably stay one more semester! The hospitality and kindness of Brazilian people is unique and that's one of my favourite things in Brazil. The courses I studied were really interesting and I learned a lot that my university in Finland doesn't offer".

Jaana Harkonen

Participe você também do intercâmbio de graduação!
Inscrições abertas até dia 30 de agosto.
Para mais informações clique aqui!

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

FEIRA DE MILÃO: Salão do Móvel 2014


Vamos conhecer a diversidade do mundo dos móveis!
 
 
Essa viagem tem como objetivo principal conhecer a FEIRA DO MÓVEL DE MILÃO. A mais famosa feira de móveis do mundo, que nesta edição terá a companhia da Eurocucina, o novo Sallone Ufficio, uma exposição internacional de banheiros e o badalado Salão Satellite.
 
 
Dúvidas?
51 3586 8829

terça-feira, 30 de julho de 2013

Visita - Universidad de Sevilla

A Universidade Feevale recebeu hoje a visita do Professor Dr. Joaquín Marín Montín da Faculdade de Comunicação da Universidad de Sevilla, Espanha. O Professor Marín desenvolverá atividades acadêmicas de pesquisa vinculadas ao projeto: "O agendamento da Copa do mundo de Futebol no Brasil em 2014, sob a ótica dos jornais Folha de São Paulo/Brasil e El Pais/Espanha” (financiado pela FAPERGS), coordenado pelo Prof. Dr. Gustavo Roese Sanfelice/Feevale.
 
Prof. Joaquín Marín Montín, Prof. Gustavo Roese Sanfelice e Prof.ª Paula Casari Cundari
 

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Viagem de Estudos a Buenos Aires!

Professor Responsável
Prof. Me. Marcelo Paveck Ayub
 
Desenvolver o pensamento crítico e ético dos acadêmicos e pós-graduandos da Feevale no que se refere à prática de negócios internacionais, comércio exterior e gestão de negócios de maneira geral, através do contato com outras realidades empresariais e acadêmicas, desse país que é um dos principais parceiros comerciais do Brasil.

 
 
Ou entre em contato pelo e-mail, intercambio@feevale.br ou telefone 51 3586 8829.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Recepção da aluna internacional

Nesta terça-feira, dia 23/07, recebemos a aluna Barbara Victoria Cortes Hoyos, da Universidad De La Salle Bajío, México que irá cursar disciplinas de Moda durante um semestre na instituição.

Bárbara Cortes Hoyos,

É importante lembrar que os alunos da Universidade Feevale também podem estudar um semestre na universidade de Bárbara, no México. As inscrições para o Intercâmbio de Graduação estarão abertas de 1º à 31 de Agosto de 2013. Informe-se: www.feevale.br/intercambio ou intercambio@feevale.br .

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Alemanha bei Feevale!

Ontem foi um momento de descontração para o grupo de 19 pessoas que irão para Alemanha no próximo mês. O grupo é formado por alunos do Centro de Idiomas da Universidade Feevale, recém formados e comunidade externa.
 


A Prof.ª Denise Lanz, acompanhara os participantes: Jose Carlos Becker, Laura Leni Klein Strassburger, Lordi Brust Hergemoller, Vani Heloisa Diesel, Nilce Lourdes Kappes, Janice Schwan Dotta, Anor Krummenauer, Laura Krummenauer, Liege Sefrin, Vania Mara Deitos, Neivaldo Luiz Deitos, Anilda Maria Jaeger, Sadi Guilherme Faller, Delci Faller, Iara Maria Seibel,  Marcos Rogerio Sperb, Angela Gorete Hennemann, Ana Maria dos Santos.
 
Quer saber mais sobre as oportunidades de Intercâmbio da Feevale?
 



segunda-feira, 15 de julho de 2013

À la découverte de Paris!

Hoje o grupo de 9 particpantes, que embarcou para Paris na última sexta-feira acompanhados pela Prof.ª Cíntia Voss Kaspary, começam o dia com uma prova de nivelamento em fracês para verificar qual o nível de conhecimento.
 
Dessa maneira cada um será  direcionado a sua turma para iniciar o curso do idioma, que terá duração de 2 semanas.
 
 
Quer saber mais das oportunidades de Intercâmbio da Universidade Feevale?
 

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Despedida dos Alunos Internacionais

Na ultima quinta-feira, dia 27 de junho, a Diretoria de Relações Internacionais se despediu dos alunos do Chile, Espanha, Finlândia e México, que estiveram participando do Intercâmbio de Graduação Bilateral neste semestre. O evento foi temático em comemoração à São João e contou com comidas típicas desta festividade, como bolo de milho, pinhão, pipoca e rapaduras.

Da Esquerda para à direita: Miguel Ramos Rosales, Luciana Jacinto Joriz, Karina Romero Mendoza, Andrea Oviedo Padilla, Yamil Milán Álvarez, Simone Blume, Vera Pilger, Beatriz Zafra Quiroga, Branda Sánches Villalobos e Rodrigo Martínez Barajas.

No evento também nos despedimos dos alunos participantes do Intercâmbio Emissivo de Graduação Bilateral que viajam para os seguintes destinos: Alemanha (Cologne Busisness School), Chile (Universidad Santo Tomás), México (Univerisdad De La Salle Bajío) e Portugal (Universidade Técnica de Lisboa).

Da esquerda para a direita: Vera Pilger, Emanuelle Dal Ponte, Julia Cruz, Simone Blume, Ariadne Ibarra e Luciana Joriz.

Os alunos do intercâmbio receptivos retornam às suas Universidades de Origem: Univeridad Santo Tomás (Chile), Real Centro Universitário Maria Cristina (Espanha), Hamk University (Finlândia) e Universidad De La Salle Bajío (México). 


quarta-feira, 26 de junho de 2013

Chamadas Abertas - Ciência sem Fronteiras!

Estão abertas as chamadas para os seguintes países:

"Para as novas Chamadas de graduação sanduíche reforçamos que o candidato deverá possuir nota do ENEM igual ou acima de 600, em teste realizado após 2009."
 
No site do programa está divulgado que, ainda é possível abrirem chamadas para os países: Áutria, Holanda, Irlanda e Suécia. Com destque para a Holanda que está "a confirmar".
 
Aos acadêmicos da Universidade Feevale está sendo orientado que, após a inscrição no Programa Ciência sem Fronteiras, realizem o preenchimento do fomrulário da instituição. Essa é uma prática que a Diretoria de Relações Internacionais implantou para agilizar o atendimento aos acadêmicos que se submeteram a seleção do Ciência sem Fronteiras.
 
 
 


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Gastronomia e Turismo no Peru: Mistura 2013!


O que você acha de participar de uma Feira Gastronômica no Peru?
 
Os cursos de Gastronomia e Turismo da Universidade Feevale proporcionam a oportunidade de participar dessa experiência. Além da experiência gastronômica, o intercâmbio proporciona uma imersão idiomática e cultural.
 
Para participar desse Intercâmbio é necessário realizar a inscrição pelo site da Universidade Feevale!
 
 
PARA SABER MAIS SOBRE O MISTURA!

Dúvidas?
intercambio@feevale.br
51 3586 8829