sexta-feira, 29 de maio de 2009

Professora finlandesa envia noticias

Profª. Pirkko Säynätmäki, que esteve na Feevale durante o mês de março participando de atividades acadêmicas, continua em contato com os amigos que fez na Diretoria de Relações Internacionais e no Curso de Contabilidade.


A foto é da Profª. Pirkko com sua filha e neta no dia das mães.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

UADE promoverá evento internacional

A Diretoria de Relações Internacionais se prepara para participar do International Day, evento promovido pela Universidad Argentina de la Empresa, instituição conveniada da Feevale. O Internation Day acontecerá em Buenos Aires, no dia 17 de junho e funcionará como uma feira de intercâmbio, com stands e divulgação de oportunidades de estudo no exterior. A Feevale estará presente no stand do Brasil, a fim de prospectar alunos para estudar na instituição.

Neste primeiro semestre de 2009, quatro alunos da Feevale estão estudando na instituição argentina. Já no próximo semestre, enviaremos 5 alunos para estudar na UADE, todos do Curso de Design de Moda e Tecnologia.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Conheça o último reino Budista nos Himalaias

Brasas Chat apresenta Beto Conte, que recentemente voltou de sua viagem ao Butão, último reino Budista nos Himalaias.

Data: 26 de maio

Beto Conte falará sobre os imponentes Dzongs – fortalezas mosteiros que cobrem os pontos estratégicos deste país de montanhas, e seu povo – ligado a agricultura e arraigada a suas tradições e práticas Budistas.

O BRASAS CHAT é gratuito e acontece no Espaço STB BRASAS,na Anita Garibaldi 1515, todas terças-feiras às 19h30. Lugares limitados. Confirmar presença pelo fone (51)4001.3010

segunda-feira, 18 de maio de 2009

XXI Reunião Anual do Faubai 2009,

A Diretora de Relações Internacionais da Feeval,e Profª. Paula Casari Cundari, esteve presente na XXI Reunião Anual do Faubai 2009, em Manaus. O encontro deste ano aconteceu de 12 a 15 de maio. O que é o Faubai?? O Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais, criado em 1988, reúne 115 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais e promove a integração e a capacitação dos gestores da área - por meio de seminários, workshops e reuniões regionais e nacionais -, além de divulgar a diversidade e as potencialidades das IES brasileiras junto às agências de fomento, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Como é comemorado o dia do trabalho na Finlândia??

Natassia Dorneles, aluna da Feevale do Curso de Moda, está estudando na HAMK University, e nos conta brevemente como é comemorado o dia do trabalho na Finlândia:

Balões e pessoas pelas ruas, cerveja pelos copos e chapeis nas cabeças. O dia do trabalhador é comemorado como carnaval aqui, todos fantasiados e jogando confetes e serpentinas!!

A Rita, a guria que se responzabilizou pela nossa vinda aqui e tem ajudado com tudo desde o inicio, convidou para ir a casa dos pais dela em Tempere pra passar esse dia de festa.

Parecia noite de carnaval. Pra esse dia há duas tradições:
Primeira: Usar quepe de marinheiro e colocar um bem grande na estatua mais importante da cidade (em Hämeenlinna sobrou pro tio Sibellius)
Segunda: Batismo de Calouros!


Algumas fotos de nossa aluna com suas amigas na Finlândia:

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Noticias portenhas

A aluna Renata Crespo envia notícias de Buenos Aires, onde está estudando através do Intercâmbio de Graduação da Feevale:
Buenos Aires é uma cidade maravilhosa, eu me apaixonei por ela a primeira vez aque vim, e sigo me apaixonando cada dia que caminho na rua, seja pelos prédios, pelas calçadas, pelas pessoas, pelas ruas, pelas lojas...E fazer um intercâmbio é uma experiência incrivel, pelas pessoas que se conhece, por estar em contato com outras culturas e com outros tipos de gente, que normalmente intercambista anda muito com intercambista, e acaba conhecendo gente de todo o mundo. Acho também que tive sorte porque a faculdade aqui é muito boa, estudar la ta sendo um grande aprendizado. Porque eles tem um nível de exigencia muito alto, o que te força a sempre ter que melhorar, e claro, que isso a torna muito mais difícil do que eu estava acostumada, mas sem dúvida ta sendo muito válido! E nao tem como negar que tem muita festa tambem... heheheheheh

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Viagem pela África

Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o continente africano basta acompanhar o Blog Expedição África, do jornalista Rodrigo Cavalheiro, da Zero Hora.

Nos próximos meses o jornal ZH publicará reportagens sobre diversos países da África. A aventura começou em abril em Madri, na Espanha, desde lá Rodrigo já percorreu o Marrocos, Mauritânia, Senegal, Mali e agora está em Gana. O destino final do jornalista é a África do Sul, país anfitrião da próxima Copa do Mundo de Futebol. Imagens, vídeos, entrevistas e curiosidades são postadas diariamente no Blog Expedição África.

Apresentação do blog:

Viaje grátis por 14 mil quilômetros. Cruze a África de Norte a Sul. Veja o deserto, a savana e a selva sem pegar malária ou destroçar a coluna. Saiba o que comem, vestem e pensam os africanos. Pegue carona sem espremer-se por centenas de quilômetros em táxis com oito passageiros e ônibus com 70. A viagem é gratuita e o visto de entrada também. Zero Hora contará nos próximos meses em texto, foto, vídeo e áudio como se vai do Marrocos à África do Sul pela costa oeste do continente.



Fotos publicadas no blog:

terça-feira, 12 de maio de 2009

Voluntariado atrai alunas finlandesas

Em agosto a Feevale receberá oito alunos estrangeiros, que estudarão na instituição durante um semestre. Iremos postar fotos e depoimentos dos intercambistas aqui, no Blog da DRI, e hoje será a vez da aluna finlandesa Pauliina Aaltonen, do Curso de Crafts and Recreation, da HAMK University. Além de participar de disciplinas do Curso de Arteterapia da Feevale, Pauliina e sua colega Niina, participarão de atividades de extensão, como os projetos: Crianças de Canudos, Reciclando e Gerando Renda, Arteterapia e Oficina de Ilustração.

I’m 24 years old girl, , from Finland and I’m writing to you in means to tell you a little bit about me, my studies, expectations and reasons concerning practical training in Brazil in next autumn.

I’m studying in degree programme of Crafts and Recreation in HAMK University of Applied Sciences. My main subject, therapeutic recreation, aims at seeking client’s strengths and maintaining or rehabilitating client’s functioning capacity. Action encourages to social intercourse, elevating dignity and rehabilitating motor functions and psychosocial health. It also promotes clients other treatments and rehabilitations.

As I previously wrote, I want to learn and research new aspects of life, people and procedures. That’s one reason why I’ve always dreamed to do voluntary work somewhere abroad. I’m fascinated of cultures and languages. I also dream that I could travel a lot around the world during my career. From the first semester in HAMK we, Niina and I, decided to accomplish our practical training abroad. We found Brazil more and more interesting when we discussed with the boy from our grade who accomplished his training in Brazil, Fortaleza. When my main subject started, I met Gracieli Weber and she was kind enough to give us information and helped us. Then we decided to head towards Brazil. We have started studying Portuguese and hoping that we’d educate our skills in your Portuguese language- course.

I’d really like to explore Brazilian culture, history and lifestyle. Your country’s arts, crafts and therapeutic recreation interests me very much, maybe we’d visit in Feevale’s Artetherapy- lesson. Difference between Finnish and Brazilian ways of doing for example facilitating, fascinates me and it would be very instructive to be part of team and learn new things, considering various professions in working group. I have also a goal to absorb your know-how and to share mine. For long dreamed voluntary work will be new experience and challenge, and even more if we get to conceive and facilitate recreational activities to children and youth.

Still I want to tell you that we have planned to do our Bachelor’s thesis concerning about differences between Finland and Brazil as to our professional field.

Foto de Pauliina e Niina, da esquerda para a direita.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Welcome to Canada

Aconteceu ontem, 07 de maio, a segunda edição do International Happy Hour. Evento promovido pela Diretoria de Relações Internacionais no Núcleo de Formação Internacional da Feevale, no segundo andar do Centro de Convivência.

Mais de 40 pessoas participaram do evento, que teve como convidada especial a intercambista canadense Emily Kveder. Os participantes puderem degustar muffins, cookies e potato chips canadenses, além de ouvir as impressões de Emily sobre as diferenças entre seu país, o Brasil e os Estados Unidos.

Participe das próximas edições!
Algumas fotos do encontro:

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Acadêmicas da Moda descobrem Buenos Aires

Neste primeiro semestre do ano, a Feevale enviou 3 alunas do Curso de Moda e 1 de Jornalismo para estudar na Universidad Argentina de la Empresa, instituição localizada em Buenos Aires. A experiência está sendo tão válida, que acabou refletindo no número de alunos interessados em estudar no país. Assim, 5 acadêmicos da Moda se preparam para cursar um semestre na mesma universidade argentina, em 2009/02.

Aluna do Curso de Moda, Renata Crespo, no cemitério da Recoleta.


A semelhança entre o calendário acadêmico das universidades argentinas com o calendário da Feevale é uma das vantagens de se estudar no país. Além disso, Buenos Aires não é apenas uma cidade linda e charmosa, mas é uma cidade cosmopolita, com sistema de transporte bem desenvolvido e diversas opções de lazer.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Participe do International Happy Hour: Conheça o Canadá.

Venha conversar com uma canadense nativa e experimentar muffins e cookies, snacks tradicionais no país. A convidada desde mês é a intercambista Emily, que está em Novo Hamburgo através da AIESEC. Emily irá contar um pouco sobre sua vida em Calgary, e irá comentar as diferenças culturais, econômicas e sociais entre seu país de origem e o Brasil.

Este será o segundo happy hour promovido pela Diretoria de Relações Internacionais, no Núcleo de Formação Internacional, no segundo andar do Centro de Convivência. O evento acontece das 18h às 19h30 e é aberto ao público.